Correio dos Campos

Trabalhadores da Saúde e Segurança Pública realizarão teste rápido para coronavírus

O novo público passa a ser testado a partir de amanhã (18) em seu local de trabalho, com dia e horário agendado
17 de junho de 2020 às 15:56
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A partir de amanhã (18) a Prefeitura de Ponta Grossa (PMPG), através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), começará a testar os profissionais de saúde municipal (incluindo trabalhadores administrativos e serviços gerais) e também de segurança pública, para saber se estão ou não com coronavírus. A testagem iniciará com os trabalhadores que estão de frente para a linha de atendimento à população. A medida será adotada para atender uma recomendação do Ministério da Saúde, que solicita que o município amplie a testagem destes profissionais.

Os profissionais de saúde que serão testados são: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, administrativo, agentes comunitários de saúde, recepcionista, zelador, ou seja, todos os profissionais dos estabelecimentos de saúde municipais (Hospital Municipal Amadeu Puppi, João Vargas de Oliveira, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). “A intenção é ampliar a testagem para verificar se temos profissionais nessa situação e com isso vamos entender se o vírus circula nos estabelecimentos de saúde e se está contaminando nossos profissionais, é uma medida de segurança. O profissional que positivar deve ser afastado”, explica o secretário adjunto de saúde, Dr. Rodrigo Daniel Manjabosco. Além destes, serão testados também os guardas municipais.

Cerca de 2.500 profissionais ligados a saúde e segurança pública municipal serão testados. Os outros servidores, como bombeiros e policiais militares serão agendados nas semanas seguintes, pois está sendo levantado o número de profissionais. “Em virtude de que nós temos quase 45% da população que pode ser um positivo assintomático o atual momento é oportuno, porque não estamos no pico da curva de contágio, se tivermos baixas ou afastamento é melhor que seja agora, do que mais para frente, onde haverá um possível aumento de casos. Agora não estamos pressionados pelo sistema, por isso testar e afastar neste momento, se precisar, poderá ser realizado. Os profissionais serão remanejados se houver necessidade”, destaca Manjabosco.

Uma equipe estará realizando a testagem nos locais de trabalho dos funcionários. Nos hospitais serão feitas equipes volantes, em horário alternativos, para realizar a aplicação em todos os turnos, todos os profissionais. “As testagens iniciamamanhã, mas não tem dia definido de término, os testes serão realizados pela manhã, tarde e noite. Os coordenadores das estruturas de saúde entrarão em contato com os trabalhadores, não havendo necessidade de ir atrás da testagem”, comenta a coordenadora de epidemiologia, Caroliny Stocco.

Todos os testes entrarão para o Boletim Municipal Oficial e serão contabilizados como casos confirmados ou descartados. “O teste não separa se a fase é inicial ou anticorpo, por isso serão afastados por 14 dias as pessoas que positivarem. O resultado sairá em 15 minutos”, completa Caroliny.

Até o momento a PMPG recebeu 10.160 testes rápidos para aplicação no público estabelecido pelo Ministério da Saúde. Além das testagens que iniciam amanhã, os outros públicos e locais continuam testando normalmente (UPA com coleta de PCR e envio para o Lacen, UBS testando pacientes que apresentaram sintomas leves desde 11 de março e os novos e agora este novo grupo).