Correio dos Campos

Atletas da base do Operário participarão de atividades pedagógicas online

Profissionais da base adaptam ações estavam programadas antes da paralisação por conta da pandemia de Covid-19
12 de junho de 2020 às 18:17
(Divulgação/OFEC)

COM ASSESSORIAS – A coordenação das categorias de base do Operário Ferroviário realizou, durante essa semana, reuniões com os atletas das equipes Sub-17 e Sub-19 e seus pais e responsáveis para apresentação de atividades pedagógicas que serão desenvolvidas online e organizadas pela pedagoga Adriane Presaniuk e pelo psicólogo Marcos Martinez.

Durante as reuniões, os atletas relataram como estão desenvolvendo as atividades escolares remotas. Eles estão recebendo acompanhamento do clube, que está sendo online neste período, tanto para os treinamentos em casa – por parte da comissão técnica – como para demais ações voltadas a parte escolar e social.

Além dos treinos e das atividades escolares, os atletas também tem disponíveis diversos cursos online na plataforma do Instituto Mundo Melhor, um dos parceiros do Operário. Durante este período, eles também estão acompanhando palestras online e lives com conteúdo relacionado ao futebol.

Um dos novos projetos que será iniciado a partir deste mês é o Competências Socioemocionais, que prevê a realização de encontros semanais por videoconferência e tem como objetivo formar os atletas para a cidadania e promover o desenvolvimento pleno por meio de práticas pedagógicas. As atividades e orientações serão encaminhadas aos atletas com antecedência e deverão ser apresentadas e discutidas com o grupo durante a videoconferência.

O segundo projeto é o Círculo de Práticas Restaurativas, que visa auxiliar os jogadores e suas famílias a desenvolverem o trabalho em equipe, melhorar a convivência nos diversos ambientes, lidar com os desafios da carreira profissional e da vida escolar e pessoal, bem como expor suas opiniões e sentimentos. No contexto de isolamento social, serão feitos diálogos sobre as dificuldades vivenciadas neste momento. Os encontros online serão semanais e com um número menor de atletas.

A pedagoga Adriane Presaniuk explicou como vão funcionar as atividades extras. “Durante esse período de isolamento social, os atletas das categorias de base estão dentro de suas casas, tendo que lidar com uma rotina nunca vivenciada. Para que eles e seus familiares estejam preparados para enfrentar esses novos desafios, trabalharemos por meio de atividades interativas e dinâmicas o desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas. O objetivo é auxiliar no enfrentamento de situações adversas, sejam na escola, em casa ou no clube, assim como promover o diálogo e o fortalecimento de vínculos.”