Correio dos Campos

Prefeito Marcelo Rangel fala sobre novas ações para combater o coronavírus

4 de junho de 2020 às 18:42
(Divulgação/PMPG)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, falou no início da noite de hoje (04) sobre as novas ações para combater o coronavírus, após o município registrar 95 casos da doença.

De acordo com Rangel, com 12 novas confirmações nesta quinta-feira, eles precisaram tomar novas atitudes, já que 11 desses casos ainda estão em rastreamento, ou seja, ainda não se sabe onde a pessoa contraiu o vírus. “Com certeza algumas dessas pessoas se contaminaram na rua, mesmo com a utilização da máscara. Claro que a utilização da máscara diminui a possibilidade de contágio, mas ainda existe o risco de contaminação”, relato o prefeito.

Casos
Dos 95 casos confirmados de coronavírus em Ponta Grossa, 39 estão ativos e 56 já estão recuperados. Um dos casos ativos está internado em leito clínico no Hospital Universitário.

Mapeamento
Segundo informações de Rangel, a prefeitura irá publicar diariamente a atualização de casos com o mapeamento por bairros. “Nós temos já os dados de que 90% dos casos de coronavírus estão no bairro de Uvaranas”. Além deste bairro, o prefeito disse que os bairros do Contorno e Centro também registram alguns casos da doença.

Comércio
O prefeito falou que vai revogar o decreto que foi publicado na terça-feira (02), quando a prefeitura autorizou a ampliação do horário do comércio em Ponta Grossa, onde as lojas poderiam funcionar das 9 às 17 horas. A partir desta sexta-feira (05), o comércio voltará a funcionar das 10 às 16 horas e se manterá de forma escalonada.

Cartão de transporte de idosos
Os cartões do transporte público dos idosos não serão renovados nos próximos 10 dias. De acordo com Rangel, essa medida tem objetivo de diminuir a circulação das pessoas do grupo de risco. Caso o idoso necessite sair de casa para algum serviço essencial, ele poderá apresentar a carteira de identidade para entrar no ônibus.

Cuidados
O secretário adjunto de Saúde de Ponta Grossa, Dr. Rodrigo Manjabosco, falou sobre a avaliação dos novos casos. “Nós estamos bem ainda comparado com outros municípios, mas precisamos nos preocupar com a contaminação da população mais vulnerável. A explosão de casos está acontecendo, então precisamos emitir esse alerta para as pessoas. Temos que nos cuidar para que o vírus não atinja o grupo de risco”

Túneis
O prefeito falou ainda que a o governo municipal está trabalhando para fazer uma licitação de túneis de desinfecção, que serão instalados em locais de grande circulação em Ponta Grossa. “Queremos colocar esse túneis nos terminais de ônibus e calçadão inicialmente”, contou.