Correio dos Campos

Vacinação retorna segunda (11) para novo público-alvo

8 de maio de 2020 às 17:56
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A partir de segunda (11) as equipes de vacinação voltarão a imunizar contra Influenza, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h às 16h. Na terceira fase foram estabelecidos novos grupos prioritários, porém a Fundação Municipal de Saúde (FMS) também manterá a vacinação dos grupos prioritários das fases anteriores. não puderam comparecer durante na primeira fase. Além da vacinação contra Influenza, as equipes estarão realizando as vacinas de rotina contidas no calendário vacinal, e também vacinação indiscriminada contra sarampo.

O público-alvo para a terceira fase da campanha é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Além disso, as crianças que completaram 4 anos e não receberam a dose da febre amarela porque havia saído do calendário irão receber juntamente com a vacina da influenza. No dia 18 de maio terá início a imunização para o segundo grupo da terceira fase, que compreende adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

“Nesta terceira fase, mais de 45 mil pessoas devem ser imunizadas, sendo o maior público previsto entre as crianças e os adultos entre 55 e 59 anos. Neste primeiro momento estamos trabalhando com o quantitativo de 15 mil doses repassadas pela 3ª Regional de Saúde”, explica a enfermeira Daniele Fabian.

A vacinação será realizada nas 20 salas de vacina do Município, além da modalidade drive thru com ações específicas nos dias 14, 15, 18 e 19 de maio. A imunização das crianças deve ser realizada exclusivamente nas UBS com sala de vacina.

Para ser imunizada, a população alvo deve estar com a sua carteira de vacina, documento pessoal, cartão SUS e usando máscara.

Quantitativo de idosos e trabalhadores de saúde vacinados

A campanha contra Influenza iniciou no dia 23 de março, o público-alvo da primeira fase eram as pessoas acima de 60 anos e os trabalhadores de saúde. Até o momento, foram aplicadas mais de 58 mil doses, alcançando 34.800 idosos, 8.300 trabalhadores de saúde, 2050 profissionais das forças de segurança e salvamento, 8.200 doentes crônicos, 2.100 caminhoneiros e 850 trabalhadores do transporte coletivo.

Documentos necessários para vacinação

Na nova fase da campanha foram incluídos diversos públicos, cada um deles deverá comparecer com uma documentação específica, além da carteira de vacina e o cartão SUS.

– Professores: Os professores devem apresentar documento que comprove vínculo, ou holerite mais documento com foto.

– Crônicos: Para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. O médico pode indicar a vacina para o paciente que desejar, porém as da rede pública só serão aplicadas se no receituário constar uma das indicações das categorias de risco clínico do informe do Ministério da Saúde. Os usuários já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir as unidades que estão cadastrados para receberem a declaração para conseguir a vacina.

– Profissionais das forças de segurança e salvamento/ Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários: Documentos que comprovem a ocupação dos usuários dos grupos para recebimento da vacina contra a Influenza.

– Funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade: Este público terá a distribuição e a aplicação das vacinas realizadas pelo setor de imunização municipal.