Correio dos Campos

Central Covid-19 disponibiliza apoio psicológico para a população

A escuta qualificada é gratuita e há a possibilidade de encaminhamento para consultas presenciais posteriormente
16 de abril de 2020 às 16:04
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), conta com uma novidade neste mês de abril: o acolhimento psicológico, através da central telefônica da Covid-19. O serviço é feito com o objetivo de auxiliar os pacientes com sintomas de depressão e ansiedade, durante este período de quarentena e isolamento social.

A ideia de disponibilizar uma escuta qualificada voltada para as aflições psicológicas da população surgiu após a equipe da FMS identificar que cerca de 10% das ligações via call center tratavam-se de pessoas se queixando sentimentos angustiantes. Diante do novo quadro e da sua gravidade, a FMS decidiu atuar juntamente com seis psicólogas residentes do Programa de Saúde Coletiva, através de uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e com a Faculdade Santana. O objetivo é realizar uma assistência psicológica às pessoas que estejam com sintomas depressivos ou de ansiedade durante a quarentena.

“Como o call center percebeu que havia essa demanda relacionada às questões de saúde mental sobre a Covid-19, decidimos realizar também esse apoio psicológico para as pessoas que estão sofrendo com o isolamento, com a ansiedade e que não conseguem lidar com o distanciamento dos amigos e familiares. “, esclarece o coordenador do Núcleo de Educação Permanente da FMS, Carlos Eduardo Coradassi.

Durante a ligação, a equipe de psicologia escutará as queixas e, se necessário, poderá encaminhar as pessoas para a rede de atendimento psicológico do Sistema Único de Saúde (SUS) ou para o Colégio Santana, que tem disponível uma clínica para atendimentos.

A iniciativa pressupõe um acolhimento e uma escuta qualificada para todos que estão sofrendo com o isolamento, de forma que possam receber a orientação e auxílio de como lidar com os sentimentos e sensações acarretados durante este período de pandemia.

“É importante amenizar o sofrimento da população, contribuir com informações correas e promover a saúde mental das pessoas que estão em sofrimento; seja pelo aspecto clínico da doença, mas também sociais e econômicos”, completa o coordenador do NEP.

Central telefônica

A central telefônica da Covid-19 está disponível desde o dia 16 de março para a população tirar dúvidas e receber orientação sobre o novo coronavírus. A ação foi promulgada como forma de atendimento devido ao aumento de casos suspeitos no município.

O canal de comunicação funciona 24 horas através do 3220-1019. De acordo com a FMS, a maior parte das ligações recebidas corresponde ao fluxo de atendimento para quem apresenta sintomas característicos da Covid-19. Há também parcelas de chamadas referentes a dúvidas sobre o teste para o vírus, o isolamento social, a vacinação contra influenza e denúncias de estabelecimentos abertos irregularmente.