Correio dos Campos

Prefeito Marcelo Rangel e Secretário de Saúde falam sobre os novos casos de Coronavírus em PG

26 de março de 2020 às 08:03

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O prefeito Marcelo Rangel e o secretário adjunto da Fundação Municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco, falaram na manhã de hoje (26) sobre os dois novos casos de Coronavírus em Ponta Grossa. Atualmente, a cidade está com três casos confirmados.

Segundo o prefeito, eles não podem revelar informações pessoais dos pacientes, pois precisam preservar a identidade deles. Rangel ainda revelou que uma das pacientes esteve em Cancún no México e a outra paciente viajou em um cruzeiro.

Segundo informações da Fundação de Saúde, os dois casos são de pacientes do sexo feminino que viajaram para o exterior. Uma está em isolamento domiciliar, e o estado de saúde é estável. A outra está em observação, mas ainda não apresentou melhora do quadro.

Manjabosco ressaltou a importância do isolamento social para que o vírus não se espalhe rapidamente e aconteça a transmissão comunitária. “É uma medida difícil de se cumprir, nós sabemos. Mas precisamos evitar um grave problema na saúde pública, pois caso o Coronavírus se espalhe precisaremos de muitos leitos nos hospitais”, explica.

Ainda segundo Manjabosco, a cidade de Ponta Grossa pode atingir o ‘auge’ de contaminação nas próximas semanas e a projeção é que a cidade precisaria de 1.600 leitos de internamento e mais 89 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Casos

O primeiro caso em Ponta Grossa foi confirmado no último dia 21 de março, onde um rapaz que viajou para os Estados Unidos estava com sintomas do Covid-19 e testou positivo para a doença. O rapaz está em isolamento domiciliar e o quadro de saúde dele é estável.

Ainda de acordo com os dados da Sesa, 46 casos estão sendo investigados no município e 29 já foram descartados.

Projeção
Rangel e Manjabosco ainda informaram que provavelmente os casos aumentem nos próximos dias. “Mesmo com as medidas, nós sabemos que algumas pessoas serão detectadas com o vírus. Então acredito que os próximos boletins serão difíceis de serem divulgados, porque devemos ter um aumento nos casos confirmados e suspeitos”, ressalta Rangel.

Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou mais 27 casos de coronavírus no Paraná nesta quarta-feira (25). São 14 homens e 13 mulheres com idades entre 20 e 54 anos, de Curitiba (19), Pinhais (1), Foz do Iguaçu (1), Maringá (1), Ponta Grossa (2), Faxinal (1), Campo Mourão (1) e São Paulo (1), fora do Estado.

O panorama da doença no Paraná é de 97 casos confirmados, 483 descartados e 3.588 em investigação. Nas últimas 24 horas, a Secretaria da Saúde descartou 286 casos manualmente devido à instabilidade constante do sistema do Ministério da Saúde. Até o momento, o Paraná não tem nenhum caso registrado de transmissão comunitária.

Dados

Todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias constam no boletim como casos em investigação. A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos.

Diariamente, os serviços de saúde dos 399 municípios do Paraná notificam os atendimentos de síndromes respiratórias via sistema, o que explica o aumento diário significativo nos números em investigação. Porém, nem toda notificação quer dizer que o caso seja considerado como suspeito.

A Portaria do Ministério da Saúde exige a notificação imediata. Após isto, o serviço de saúde municipal, através da análise clínica, define se aquele paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou não, da coleta de amostra para a realização de testes. Ou seja, o número de casos em investigação não significa que todos são considerados suspeito.