Correio dos Campos

Coronavírus: 80 comércios, que deveriam estar fechados, são encontrados abertos em Ponta Grossa, diz prefeitura

Estabelecimentos foram orientados a suspender atividades e poderão ter o alvará suspenso ou receber multas caso reabram. Comércio da cidade está fechado por causa do novo coronavírus.
25 de março de 2020 às 07:45
Fiscais da Secretaria Municipal da Fazenda estão andando pela cidade dia e noite — Foto: André Salamucha/RPC Ponta Grossa

Mais de 80 estabelecimentos de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, foram orientados pela prefeitura a fecharem as portas por terem descumprido um decreto que determinou o fechamento de lojas da cidade por causa do novo coronavírus.

Desde esta segunda-feira (24), o comércio da cidade está impedido de abrir as portas. Serviços essenciais, como supermercados, farmácias e açougues, estão autorizados a funcionar.

Segundo a prefeitura, por enquanto os fiscais estão fazendo ações educativas. No entanto, as empresas poderão ter o alvará suspenso ou receber multas caso voltem a abrir.

Ainda de acordo com o município, a maior parte das irregularidades foi encontrada no período da noite.

A população pode denunciar comércios que não cumprirem com a determinação de fechamento por meio do site do governo, já que o telefone da ouvidora se encontra indisponível no momento.

Medidas

Ponta Grossa tem um caso confirmado da Covid-19, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Em todo o Paraná, 70 diagnósticos da doença já foram feitos.

O decreto que determinou o fechamento do comércio foi anunciado na sexta-feira (20). Segundo a medida, entre os serviços que podem funcionar estão:

  • Estabelecimentos que vendem alimentos e remédios, como supermercados, padarias e farmácias;
  • Postos de combustíveis e lojas de conveniência;
  • Clínicas veterinárias e lojas de suprimentos animal;
  • Oficinas mecânica e serviços de guincho, entre outros.

    Shoppings, lojas de atacado e varejo, teatros e cinemas tiveram que suspender as atividades. Bares e restaurantes poderão funcionar apenas no serviço de entrega domiciliar.

    Por conta do novo coronavírus, a prefeitura tomou ainda outras medidas, como a suspensão das aulas na rede municipal e o fechamento da rodoviária e do aeroporto.

    Fonte: G1