Correio dos Campos

Saúde orienta párocos da diocese sobre combate ao novo coronavírus

O secretário adjunto Rodrigo Manjabosco reuniu-se com párocos da para tirar dúvidas e mostrar a importância de se tomar algumas medidas para evitar o contágio da Covid-19
19 de março de 2020 às 18:16
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco, participou na tarde desta quinta-feira (19) de um encontro com os párocos da diocese de Ponta Grossa e representantes de pastorais. A reunião aconteceu no prédio da Rádio Santana e teve por objetivo fornecer informações, tirar dúvidas e pedir o apoio dos líderes religiosos na luta pela prevenção do coronavírus.

A principal indicação feita pela equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é para que os padres, freis e outros representantes da igreja ajudem a pedir para a população se manter em isolamento social, especialmente a população idosa, que é um grupo considerado de risco à Covid-19.

“Queremos a ajuda no sentido de que comuniquem de que façam o isolamento social e fiquem em casa, levando em conta que vocês são espelhos para muitos fiéis. Nós não conseguimos evitar o contágio se não tirarmos as pessoas próximas umas das outras, porque o vírus se propaga muito rapidamente. Precisamos que esses líderes religiosos ajudem a disseminar para a população que o problema é grave e que é preciso cada um fazer sua parte para combatê-lo”, destaca Rodrigo Manjabosco.

Ponta Grossa atualmente não possui nenhum caso confirmado do novo coronavírus. Há 26 casos suspeitos e dez descartados. O intuito da Fundação Municipal de Saúde é preparar as pessoas para que consigam enfrentar a situação de pandemia e evitar que o vírus se espalhe pela cidade.

“O cenário atual é um desafio grande para a ciência e para a sociedade. Inclusive para testar nossa fé, porque teremos que mudar a maneira de transmiti-la. Precisamos nos reinventar como sociedade para ajudar as pessoas e ter cuidado com o próximo. Por isso vimos a necessidade de conversar com os líderes religiosos para que nos ajudem nesse combate”, ressalta o secretário adjunto de saúde.

O bispo Dom Sergio Arthur Braschi, da diocese de Ponta Grossa, emitiu um comunicado oficial no dia 17 de março determinando a suspensão de todos os encontros que gerem aglomeração dos fiéis, pelo menos até o dia 4 de abril. Dessa forma, os padres e freis celebrarão as missas de forma restrita, sem a presença de pessoas. As paróquias que tiverem equipamentos suficientes irão transmitir as celebrações pela internet, redes sociais e emissoras de rádio.

Outras indicações feitas pela equipe da Saúde foram de higienizar os objetos e símbolos litúrgicos, constantemente; evitar que imagens ou objetos de devoção sejam repassados a outras pessoas; e a importância da transmissão de mensagens de fé e amor ao próximo. Na reunião também estavam presentes a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Meri Maciel; e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Caroliny Stocco.

Para o pároco da Paróquia Santa Terezinha, Joel Nalepa, coordenador da Ação Evangelizadora da diocese, o encontro foi essencial para tirar dúvidas sobre a doença e obter recomendações sobre ações eficientes a serem feitas para evitar o contágio. “É importante obtermos explicações concretas para aprendermos a lidar com essa situação de pandemia. Nunca passei por um caso em que foi preciso esvaziar as igrejas, mas é necessário cuidar da vida das pessoas. Isso faz parte da nossa missão e vamos colaborar para ajudar da forma como podemos”, afirma o padre.