Correio dos Campos

SMAPA busca orientação técnica sobre packing-house para auxiliar agricultores familiares

Uma reunião com uma empresa de SP foi realizada para debater a viabilidade da implantação de uma nova estrutura na cidade
13 de março de 2020 às 17:50
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta sexta-feira (13) a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) se reuniu com representantes da empresa NHS Máquinas e Serviços para discutir a eficiência do modelo packing-house. O intuito foi avaliar a possibilidade da implantação de uma estrutura para o processamento mínimo de frutas, verduras e legumes no município.

A empresa NHS Máquinas e Serviços possui sede em Tietê (SP) e é referência na área da implantação do packing-house. O método também chamado de ‘casa de embalagem’ possibilita que os alimentos sejam recebidos e processados antes da distribuição no mercado. A indústria metalúrgica atua no desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos industriais destinados a higienização e processamento mínimo de frutas, verduras e legumes.

Para que a reunião fosse viabilizada, a SMAPA entrou em contato com a empresa a fim de buscar orientações técnicas a respeito do método. A ideia, conforme o secretário Bruno Costa, é estudar o conceito junto com os produtores da agricultura familiar para pensar em alternativas de implantação na cidade.

“Tenho uma preocupação com o fato de o produtor rural ser desvalorizado perante os grandes mercados. Por isso, nós da SMAPA, buscamos alternativas e estamos pensando em parcerias público-privadas para melhorar a vida do agricultor, de forma a trazer facilidades nas negociações e diminuir os custos de toda a cadeia de produção”, avalia Bruno.

Em análises realizadas pela secretaria, foi observado que a implantação de uma estrutura que utilize o modelo packing-house pode ser uma solução para melhorar a vida do agricultor. “Por isso a necessidade de buscar orientações para pensar em montar um projeto que possibilite que os trabalhadores da agricultura não percam o que produzem, consigam se organizar para fazerem negócios mais vantajosos e continuem produzindo. Isso também significaria mais alimentos para os programas municipais, como o da merenda escolar e o do restaurante popular”, destaca Bruno.

Diante do diagnóstico, a escolha da SMAPA por contatar a NHS Máquinas e Serviços se deu pelo fato de a empresa ter uma visão social de possibilitar o aumento de consumo de frutas, verduras e legumes pela população. “Temos o intuito de auxiliar o poder público a fomentar a segurança alimentar, provendo alimentos de qualidade e de fácil acesso para os cidadãos. Isso porque o alimento processado e embalado dura mais e já chega na mesa do consumidor pronto para o consumo, o que permite que os alimentos sejam mais acessíveis”, afirma o supervisor nacional de vendas, Diego Alves.

Durante a reunião, o secretário se dispôs a estudar a montagem de um projeto de implantação e a abrir portas para que outros diálogos e encontros sejam feitos durante o ano.