Correio dos Campos

Escolas recebem orientações de prevenção contra o Coronavirus

12 de março de 2020 às 17:16
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – As diretoras, coordenadoras pedagógicas e equipe de gestão da Secretaria Municipal de Educação estão recebendo orientações a respeito da prevenção contra o Corona vírus (Covid-19), já considerada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A ação foi realizada pela SME em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, durante encontro da Educação para a construção do Plano Político-Pedagógico (PPP) das escolas municipais.

A coordenadora de vigilância epidemiológica da FMS, Caroliny Stocco, conversou com as profissionais. “Viemos para falar um pouco para a Educação a respeito do Coronavirus e comentar sobre como está o panorama em Ponta Grossa e no Brasil. A transmissão é como quaisquer outros vírus causadores de gripe, e inclusive, seus sintomas são parecidos. A transmissão é de forma respiratória, por meio do espirro, da tosse, ou do contato com algum objeto que tenha sido tocado por alguém com o vírus. As principais medidas de prevenção são a lavagem das mãos e o uso do álcool gel, bem como deixar os ambientes ventilados”, relata a enfermeira.

Além da conversa com as profissionais da Educação, as unidades escolares receberam cartazes informativos sobre o Coronavirus para que sejam afixados para informação aos pais e alunos. A secretária da pasta, professora Esméria Saveli, orientou que os professores trabalhem o tema com alunos de todas as idades, observando de perto a principal forma de prevenção – a higienização das mãos na entrada das escolas e também ao longo do dia.

“A escola é um dos principais locais onde a população pode ter acesso a informações de qualidade sobre vários assuntos, inclusive sobre a saúde. Os professores têm o dever de estar informados para oferecer conteúdo verdadeiro, científico, para as crianças e a Secretaria de Educação também está fazendo a sua parte para apoiar este processo. Crianças bem informadas e preparadas informam seus pais e ajudam o município a mostrar para as famílias como agir em situações como esta”, observa Esméria.

O que fazer na escola?

Em caso de suspeita de infecção pelo Coronavirus, as escolas e CMEIs devem comunicar os pais para que levem a criança para uma Unidade Básica de Saúde. “Todos os locais estão preparados para atender os casos suspeitos”, anota a enfermeira Caroliny Stocco.

Pais

Em casa, os cuidados também devem ser adotados pelos familiares. Ao chegar, as mãos e rosto devem ser lavadas com água e sabão. A prática deve ser realizada também ao longo do dia e deve ser evitado o contato das mãos com a boca, rosto e olhos. A tosse e o espirro devem ser feitos contra o antebraço para evitar o lançamento de gotículas próximo de outras pessoas.