Correio dos Campos

Prefeitura homenageia servidoras em alusão ao Dia da Mulher

6 de março de 2020 às 17:42
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa homenageou na tarde desta sexta-feira (6) as servidoras do município em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo (8). O evento ‘#ElaMeRepresenta’ aconteceu no paço municipal e contou com a presença da banda Lyra dos Campos, com discursos dos organizadores, entrega de troféus e sorteio de brindes. A organização ficou por conta da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e do gabinete da Vice-Prefeita, Elizabeth Schmidt.

Um dos momentos que marcou o evento foi a entrega dos troféus para representantes de cada secretaria e órgão vinculado ao município. As representantes foram eleitas entre os próprios departamentos para serem aquelas que ilustram os valores e qualidades de cada secretaria. Cada uma recebeu um prêmio com a frase #ElaMeRepresenta. Dentre as servidoras homenageadas, incluem as que ocupam os cargos na área de administração, diretoria executiva, ouvidora, professora, auxiliar de serviços gerais e até pedreira, como é o caso de Silvana Machado, servidora da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS).

Silvana tem 43 anos e trabalha há nove anos na CPS. A mulher conta que se sentiu orgulhosa e valorizada com a homenagem recebida. “Desde mais nova, eu sempre preferi o trabalho de manutenção e obras do que outros tipos de serviços. Eu sou pedreira porque gosto. E fico feliz por ser reconhecida no meu trabalho. Penso que a mulher pode ser o que ela quiser”, diz Silvana.

Conforme o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, mais da metade dos servidores da Prefeitura são mulheres. Como forma de reconhecer o trabalho de cada uma que o evento foi pensado. “Pensamos que é importante valorizar a atuação das servidoras das nossas secretarias. É necessário deixar elas em evidência, refletir sobre seus valores na sociedade”, afirma o secretário.

A vice-prefeita foi uma das principais idealizadoras da ação. Em seu discurso, ela ressaltou o fato de a Prefeitura ter mulheres no comando de algumas secretarias e departamentos, como a Secretária de Educação, Esmeria Saveli); a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Angela Pompeo; a presidente da Fundação de Assistência Social e secretária de Políticas Públicas Sociais, Simone Kaminski; e a presidente da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa, Danielle de Mattos Schulberger.

“É importante comemorar as conquistas que as mulheres tiveram ao longo do tempo e também lutar pelo fim da violência. Muitas agressões a mulheres são causadas pelo machismo dos homens, que não aceitam o empoderamento das mulheres. Aqui na Prefeitura há mulheres que ocupam diversos cargos e é muito bom ver que a democracia acontece aqui dentro”, ressalta Elizabeth.

Além das homenagens às representantes de cada órgão da Prefeitura, a servidora mais antiga da casa também recebeu o reconhecimento do Poder Executivo. A homenageada foi Maria Janete Wozne, que atua no serviço público desde 1970.