Correio dos Campos

Secretaria de Saúde investiga novo caso supeito de coronavírus em Ponta Grossa

27 de fevereiro de 2020 às 07:24
(foto: divulgação)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) confirmou, na noite desta quarta-feira (26), que um novo caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) está sendo investigado em Ponta Grossa. A informação foi revelada pelo secretário de Estado de Saúde, Beto Preto.

A paciente é uma mulher, de 29 anos, que esteve na Itália recentemente. O caso ainda é tratado como suspeita e aguarda exames comprobatórios para confirmar ou descartar.

Em Ponta Grossa, esse é o segundo caso investigado. O primeiro ocorreu no início do mês de fevereiro, onde o Ministério da Saúde e a Sesa acompanharam o estado de saúde de um menino, de sete anos, que esteve em janeiro na região sul da China, em Taishan (Guangdong). Após vários exames, a suspeita foi descartada.

Primeiro caso confirmado no Brasil
O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (26) que está comprovado o caso positivo de coronavírus na capital paulista. Este é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.

Além dele, há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas. De acordo com o ministro Luiz Henrique Mandetta, o paciente com Covid-19 chegou ao país vindo da Itália. Ele estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios.

O hospital Albert Einstein registrou a suspeita, fez um teste, que deu positivo. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova, que foi concluído rapidamente, em três horas, comprovando a infecção por coronavírus. A média de conclusão do exame é de três dias.

*com informações do G1