HU de Ponta Grossa deixará de fazer cirurgias eletivas em urologia e exames de mamografia pelo SUS
O Hospital Universitário (HU) de Ponta Grossa anunciou nesta sexta-feira (7) que deixará de fazer cirurgias eletivas em urologia e exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HU é administrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
A direção do hospital informou ainda que deixará de fazer cirurgias eletivas em ginecologia, por não haver prestador habilitado, e neurologia. Testes ergométricos também foram suspensos.
Em entrevista, o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, disse que o hospital ampliou e continua fazendo os procedimentos que são próprios da instituição.
“Como estamos apenas com quatro salas cirúrgicas, não temos capacidade para fazer esses outros serviços, uma vez que aumentou a demanda daqueles que somos obrigados a atender”, afirmou.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) disse que o caso se trata de uma reestruturação no serviço de urologia.
De acordo com a secretaria, até que a situação seja regularizada os pacientes que estão em tratamento continuarão o processo no hospital regularmente, não havendo prejuízos.
Novos hospitais de referência devem ser indicados em breve, conforme a Sesa.
Fonte: G1