Correio dos Campos

Crar trabalha com novas regras para devolução de equinos

A medida está sendo usada para garantir o cuidado dos animais e a segurança da população
13 de dezembro de 2019 às 16:38
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O Centro de Referência para Animais em Risco (Crar), ligado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), passou a trabalhar com o código de saúde do Estado. O Centro já prevê multa, taxa de coleta e cobrança de diária para a devolução, ao proprietário, do animal de grande porte apreendido em via pública. A partir de agora, também é preciso comprovar propriedade rural.

Depois desta mudança, quem tiver cavalo em área urbana precisa garantir que ele permaneça devidamente cercado porque, uma vez recolhido ao Crar, só poderá ser retirado para transporte até propriedade distante dos bairros, a exemplo dos distritos Uvaia, Periquitos, Guaragi e Itaiacoca.

De acordo com relatórios do Crar, no último mês, os técnicos foram acionados para recolher 40 animais em via pública. “Em Ponta Grossa, o problema de cavalos nas ruas é mais frequente do que deveria ser. Nossas equipes estão recolhendo entre 5 e 10 cavalos por semana. Esses animais soltos podem causar transtornos à população e até mesmo acidentes. É necessário ter consciência e cuidado por parte dos proprietários, pois os próprios equinos são prejudicados”, explica o médico veterinário, Leandro Inglês.

Ao ser recolhido, o proprietário tem até 48 horas para retirar o animal do Crar, pagando pela taxa de coleta e pela diária de permanência, se for o caso. “Após decorridas 48 horas, os equinos são doados para pessoas previamente cadastradas, que manifestaram prévio interesse em ter animais como esses e possuem instalações adequadas para sua permanência. A pessoa que adota um animal não paga nenhuma taxa, a não ser o caminhão particular contratado para transportar o equino ao novo lar”, destaca Leandro.