Correio dos Campos

Ponta Grossa recebe título de ‘Projeto Inovador 2019’

Programa de prestação de contas provenientes de recursos públicos foi uma das 16 ações municipais que recebeu o título
22 de novembro de 2019 às 16:56
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Controladoria Geral do Município, recebeu o título de projeto inovador da Rede Cidade Digital com o programa ‘Transfere Certo’, ferramenta que atua no controle da prestação de contas realizadas pelas entidades que recebem recursos públicos, através do Sistema de Transferências Voluntárias Municipais. O título foi entregue durante o 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, na cidade de Cascavel.

O objetivo do Projeto Inovador é valorizar gestores inovadores, que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que gerem resultados positivos para a gestão pública e vida dos cidadãos. Em 2019, a premiação foi entregue a 16 municípios que implantaram iniciativas tecnológicas.

De acordo com o Controlador Geral do Município, Lauro Costa, o prêmio consolida uma prática que tem benefício para Ponta Grossa e para os munícipes. “A inovação no setor público é um fator primordial para a melhoria dos serviços prestados e o ‘Transfere Certo’ é um exemplo. Durante os trabalhos da CGM, foram identificados problemas nas aprovações de prestações de contas das entidades que recebem recursos públicos e que, por vezes, prejudicava as pessoas atendidas. Nesse sentido, a Controladoria desenvolveu esse sistema para que as prestações de contas fossem previamente analisadas, evitando assim transtornos aos envolvidos”, explicou Costa.

No Estado do Paraná, todas as entidades ou órgãos públicos que recebem repasses de recursos devem prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado, demonstrando a qualidade dos serviços prestados e o bom uso do dinheiro público. Somente em Ponta Grossa são atendidas cerca de 50 entidades por ano, que atuam com aproximadamente 11 mil pessoas por mês.

Para o prefeito Marcelo Rangel, a premiação do ‘Transfere Certo’ contribui para a criação e manutenção de projetos que utilizem de recursos tecnológicos na realização de serviços e atendimentos a população. “O prêmio no Projeto Inovador reforça as ações e premiações que Ponta Grossa vem conquistando nos últimos anos na área de inovação e tecnologia, e demonstra que todas essas atividades são importantes para o desenvolvimento social e econômico do município”, ressaltou Rangel.