Correio dos Campos

Ponta Grossa inaugura primeira Escola de Qualificação Profissional Municipal do Paraná

A 'Qualifica + PG' é a terceira iniciativa do Brasil a oferecer cursos de aperfeiçoamento gratuitos para a população
5 de novembro de 2019 às 14:20
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na noite de ontem (04), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), inaugurou a Escola da Qualificação Profissional “Qualifica + PG”, local destinado a promoção de cursos de aperfeiçoamento profissional gratuito a toda população.

De acordo com o prefeito Marcelo Rangel, a iniciativa servirá de exemplo para outros municípios. “Além de sermos a cidade de maior crescimento no Estado, agora temos a primeira escola de qualificação profissional municipal do Paraná e a terceira do Brasil, algo que precisa ser valorizado, já que são milhares de pessoas que serão beneficiadas”, explicou. O gestor municipal reforçou ainda que a Escola deverá atuar em conjunto com as demandas do mercado. “A Prefeitura é a primeira a saber sobre as indústrias e empresas que vão investir no município, com isso, a ideia é atuar através da Escola da Qualificação Profissional para aperfeiçoar a mão de obra especializada que será necessária”, informou.

A ‘Qualifica + PG’ funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, na Estação Arte, localizada no Parque Ambiental. No entanto, segundo o secretário da SMICQP, José Loureiro, as atividades poderão acontecer em outros horários e dias, conforme agenda dos cursos. “A escolha deste local para a Escola da Qualificação foi estratégica para facilitar o acesso ao aperfeiçoamento profissional. Estamos próximo ao Terminal Central, a nova Agência do Trabalhador, que deverá ser inaugurada no próximo dia 18 e de muitas empresas. A expectativa é atender as demandas sociais e do mercado de trabalho, com a possibilidade de ofertas cursos de qualificação profissional que contribuam efetivamente para vida de quem participar”, declarou.

Desde o primeiro dia de funcionamento, a Escola ‘Qualifica + PG’ está com inscrições abertas para dois cursos de qualificação: ‘Empregabilidade e Mercado de Trabalho’, realizado em parceria com o Senac e ‘Auxiliar de Serviços de Panificação’, ofertado pelo Senai. Para se inscrever, basta comparecer a sede da escola com os documentos pessoais. De acordo com a diretora da Sala de Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, todas as atividades realizadas no local serão gratuitas.

“Na sequência disponibilizaremos cursos destinados a indústria, comércio, prestação de serviços e até para a área cultural, pensando na diversificação do mercado de trabalho atual e com o objetivo de nos aproximar do maior número de pessoas da nossa comunidade”, explicou.

Além do prefeito Marcelo Rangel e da vice-prefeita Elizabeth Schmidt, participaram da solenidade de inauguração da Escola da Qualificação Profissional secretários municipais, entidades parceiras que promoverão cursos na escola e participantes do ‘I Ciclo de Palestras sobre Economia e Administração’, promovido pela Faculdade Sant’Ana em conjunto com a SMICQP, que iniciou com a palestra ‘Finanças Públicas’, promovida pelo secretário Municipal de Fazenda, Claudio Grokoviski. A abertura do evento foi realizada com a apresentação artística de ballet de repertório ‘O Corsário’, a apresentação solo ‘O Mercador’ e de um duo contemporâneo, todos da escola de dança Newschool.