Correio dos Campos

UTI neopediátrica do HGU completa um ano com foco na humanização

Banho de ofurô, método canguru e rede na incubadora são algumas das práticas adotadas na unidade
24 de outubro de 2019 às 09:54
(Divulgação/HGU)

COM ASSESSORIAS – A unidade de terapia intensiva neonatal e pediátrica do Hospital Geral Unimed completa um ano agora em outubro com foco no atendimento humanizado.

Para somar à estrutura física e à capacidade de atendimento técnico, são utilizados protocolos e práticas que permitem um tratamento mais humanizado, dependendo da condição clínica do prematuro.

Entre eles está o banho de ofurô, que tranquiliza o bebê contribuindo para o ganho de peso; a terapia de rede de balanço na incubadora, que promove estabilização no recém-nascido e favorece estímulos motores; e o método canguru, consiste em colocar o bebê pele a pele com a mãe ou o pai.

“Ter uma UTI infantil própria nos permite reduzir o tempo de espera no atendimento e diminui também a necessidade de transferência desses pacientes para outros hospitais. Isso traz mais segurança às gestantes que dão à luz no HGU”, enfatiza o presidente da cooperativa, Rafael Francisco dos Santos.

Além do atendimento aos bebês prematuros e crianças, a unidade oferece atenção especial aos pais, com o apoio da psicologia hospitalar e a atuação da equipe no esclarecimento de dúvidas e acolhimento.

A UTI neopediátrica do HGU conta com seis leitos, sendo um deles de isolamento, e com uma unidade híbrida de cuidado intensivo neonatal, que opera tanto como incubadora quanto berço aquecido, excluindo a necessidade de trocar a criança de leito.

A unidade conta com mais de 30 profissionais especializados em atendimento neonatal e pediátrico, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e fisioterapeutas.

Desde a inauguração, em outubro de 2018, a unidade já registrou 62 pacientes neonatais admitidos, 34 pediátricos e 67 altas.