Vinícius Camargo apresenta medida para zerar filas nas UBS de PG
COM ASSESSORIAS – O vereador Vinícius Camargo (PMB) apresentou uma proposta que pode contribuir com a diminuição de filas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa. O parlamentar enviou ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB) uma moção de sugestão legislativa que prevê a adoção do protocolo de consulta de Enfermagem – a prática busca valorizar os profissionais da Enfermagem, além de agilizar o atendimento da população.
A moção do vereador é acompanhada de uma minuta para um projeto de lei que trata do tema. “Esse protocolo de consulta de Enfermagem já foi implementado em várias cidades brasileiras, diminuindo e até zerando as filas nas unidades de saúde. A consulta é um procedimento reconhecido nacionalmente e que traz benefícios para todos os envolvidos no processo de atendimento”, diz Vinicíus.
Camargo propõe que os(as) enfermeiros(as) possam fazer o primeiro atendimento do(a) paciente e, se necessário, solicitar exames de rotina e complementares e prescrever medicações observadas as disposições legais da profissão e os protocolos da Enfermagem. “Nossa proposta é que o acolhimento do paciente seja feito na consulta de Enfermagem e seus protocolos. Caso haja necessidade, o paciente então consulta com um médico”, contou.
Vinícius lembra que a maioria dos cidadãos que procuram as UBS se enquadram em quadros clínicos em que a enfermidade é passível de diagnóstico pelo próprio profissional de Enfermagem. “Esse protocolo já gerou resultados muito positivos em cidades como Florianópolis e Jaraguá do Sul. No caso de Ponta Grossa, essa decisão pode trazer efeitos benéficos ao sistema de saúde”, contou Camargo.
O vereador destacou que a consulta com o médico não estará eliminada, mas sim será direcionada para casos em que se fizer realmente necessária. “Vemos que boa parte dos casos em que a UBS é procurada são situações que dizem respeito a quadros clínicos já diagnosticados. A prática da Enfermagem já prevê soluções e procedimentos para esse tipo de situação”, contou o vereador.