Correio dos Campos

Prefeitura realiza vacinação contra Sarampo neste sábado (19)

Ao todo serão oito locais aplicando a vacina para o público-alvo, crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos
17 de outubro de 2019 às 16:41
(Divulgação/PMPG)

IMPRESA/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação de Saúde (FMS), realizará neste sábado (19) o Dia D da vacinação contra o Sarampo. A ação acontecerá das 12h às 17h em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Espaço Saúde do Parque Ambiental e Terminal Central através do Ônibus da Vacina.

“O vírus do sarampo é altamente transmissível e somente medidas de prevenção relacionadas a doenças respiratórias, tais como a higienização das mãos e manter o ambiente ventilado, não bastam. A vacina acaba sendo a principal forma de prevenção contra o sarampo”, destaca a coordenadora de vigilância epidemiológica, Caroliny Stocco.

O público-alvo para esta campanha de atualização da carteira vacinal são as crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos. Para maiores de um ano não é uma vacina nova/extra, são as mesmas doses do calendário regular. “O número de pessoas vacinadas está maior do que costuma ser, mas poderia ser melhor. A Fundação de Saúde conta que no sábado os pais/mães que trabalham ou que não conseguem levar as crianças devido a escola consigam ir neste horário
diferenciado”, destaca o enfermeiro da Thiago Bueno.

As Unidade de Saúde que estarão vacinando contra sarampo são: Antônio Russo, Luis Conrado Mansani, Cyro de Lima Garcia, Egon Roskamp, Romulo Pazzinato e Zilda Arns. E os pontos do Parque Ambiental e do Terminal Central, além da vacinação contra Sarampo, também estarão imunizando contra a Febre Amarela.

Hoje, o município conta com 21 salas de vacina, localizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam a aplicação da vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h às 16h, de acordo com a rotina. Quem não tem certeza de que tomou a vacina pode verificar se há registro na carteira vacinal ou procurar a UBS, com sala de vacina, mais próxima de casa. “É muito importante que as pessoas que tiverem a carteira de vacina se apresente na UBS com ela, pois agilizará o atendimento e o processo de atualização e aplicação”, ressalta o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco.