Correio dos Campos

Zampieri quer garantir estágio às pessoas com mais de 50 anos

Autor do projeto do primeiro emprego, vereador encaminhou iniciativa para que a Prefeitura garanta 5% das vagas de estágio da administração pública municipal para pessoas com 50 anos ou mais
16 de outubro de 2019 às 17:32
(Divulgação/Kauter Prado/CMPG)

COM ASSESSORIAS – O vereador Ricardo Zampieri (PSL) pretende facilitar a busca por estágio para estudantes com mais de 50 anos. Para isso, ele encaminhou uma moção de sugestão legislativa à Prefeitura de Ponta Grossa solicitando a garantia de 5% das vagas de estágio em nível superior para pessoas desta faixa etária.

O objetivo é garantir oportunidade para pessoas que iniciaram os estudos já em idade mais avançada, em meio a um mercado profissional que prefere ofertar vagas para os mais jovens. “É comum algumas pessoas que buscam a reinserção no mercado de trabalho não obterem sucesso, tendo em vista que apesar do incentivo governamental para o ingresso em instituições de ensino superior, muitas pessoas valorizam os mais novos profissionais do que aqueles com idade mais avançada, mesmo tendo mais experiência”, explica o vereador.

O vereador lembra que o Poder Público conta com mais de 750 vagas de estágio e que a média de idade não ultrapassa os 30 anos. “Prova que os estudantes com 50 anos ou mais não estão inseridos nesse meio”, diz.

Juntamente com a sugestão, o vereador também encaminhou a minuta do projeto de lei para facilitar o trabalho do Poder Executivo, caso deseje levar a medida adiante. Por se tratar de uma proposta que altera a estrutura da Prefeitura, somente ela pode protocolar projetos de lei sobre o tema na Câmara.

Zampieri também é autor de um projeto de lei que incentiva a inserção de jovens no mercado de trabalho, garantindo o primeiro emprego para adolescentes. A proposta resultou, em 2017, a criação do selo ‘Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente’, que parabeniza quem possui programas de contratação voltados para o primeiro emprego.