Correio dos Campos

ODONTOLOGIA: Projeto ganha prêmio na semana acadêmica de odontologia

A iniciativa foi uma parceria entre a UEPG e a Fundação Municipal de Saúde
11 de outubro de 2019 às 16:42
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Um grupo de acadêmicos do curso de odontologia, juntamente com os co-autores da equipe técnica de Saúde Bucal da Unidade Básica de Saúde (UBS) Horácio Droppa, no bairro Bosato, ficou em 1º lugar na apresentação oral de trabalhos de relatos da III Semana Acadêmica de Odontologia (SAO), na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que aconteceu neste mês de setembro.

A SAO desse ano teve o objetivo de aproximar os acadêmicos ao mercado de trabalho através de palestras, hands on e workshops que agreguem conhecimento relacionado às áreas de atuação odontológica. O projeto vencedor apresentou o trabalho “Estratégias para o aumento da adesão ao Pré-Natal odontológico entre gestantes atendidas na Atenção Básica”. A defesa de “implementar estratégias para o aumento da adesão de gestantes ao pré-natal odontológico” foi o principal objetivo estabelecido pelos estudantes.

A parceria de estágio começou em julho de 2017, e o projeto vencedor começou em setembro. De lá para cá a busca pelo aumento de adesão do exame pré-natal odontológico mostrou resultado. Manoelito Ferreira Silva Júnior, professor de odontologia da UEPG, destaca a importância do projeto para a sociedade e alguns de seus objetivos. “O projeto além de atender a demanda, também preocupa-se com aqueles que não tem chegado à unidade, por diversos fatores”. Ele explica que com o novo enfoque do projeto, a adesão aumentou consequentemente, “o trabalho conjunto da equipe com os demais profissionais da unidade foi fundamental para alcançar o objetivo, conhecer os motivos da não consulta e o aumento substancial na adesão de 50% para quase 90%”.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) essas parcerias são essências para agregar conhecimento tanto para os acadêmicos, quanto para os profissionais que já exercem suas funções no serviço público. “É um ganho para os dois lados e a maior beneficiada será a gestante. Colocar a população como foco e estabelecer medidas e estudos para obter estatísticas positivas sempre será um dos objetivos”, destaca a presidente da FMS, Angela Pompeu.