Correio dos Campos

Cidadania nas Escolas integra mais de 200 crianças em ação no Guaragi

10 de outubro de 2019 às 17:16
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), através do Departamento de Cidadania, promoveu mais uma ação de integração destinada a alunos da rede pública de ensino nesta semana. Dessa vez, mais de 200 crianças da Escola Maria Elvira Justus Schimidt participaram, ontem (09), do ‘Dia de Cidadania’, evento que contou com a presença de vários agentes da Guarda Municipal.

Segundo o secretário da SMCSP, Ary Lovato, a intenção do evento é aproximar ainda mais a comunidade da GM. “Nós realizamos diversas vezes ao ano esse Dia de Cidadania, que é um evento complementar às palestras promovidas pela equipe do Departamento de Cidadania. É uma ação muito importante, pois aproxima as crianças e, por consequência toda a comunidade”, destaca Lovato.

De acordo com a diretora do Departamento de Cidadania, Marielli Montes, a ação tem como objetivo promover a convivência entre as crianças e as equipes da GM em uma situação diferenciada do cotidiano, humanizando a figura dos agentes e fortalecendo os laços com a comunidade. “Durante as palestras, as crianças acompanham nossas equipes discutindo sobre a importância de seguir as regras e respeitar o patrimônio público, os colegas, os professores e o Dia de Cidadania avança essa discussão através de uma abordagem diferente, onde o agente passa a ter um papel ativo na construção do ambiente com as crianças. É nesse momento, quando as equipes da GM estão organizando e participando das brincadeiras, que elas percebem não só a autoridade, mas o ser humano que trabalha na proteção. Isso transmite confiança, aproxima e fortalece os laços entre as crianças e a instituição”, finaliza Marielli.