Correio dos Campos

Festival de Taiko terá oficinas gratuitas e mostras culturais

Serão ofertadas oficinas e palestras sobre a cultura japonesa
9 de outubro de 2019 às 10:57

IMPRENSA/Ponta Grossa – Neste fim de semana acontece o 16º Festival Paranaense de Taiko em Ponta Grossa, que deverá reunir centenas de pessoas no Parque Ambiental nos dias 11, 12 e 13 de outubro. Além das apresentações de 13 grupos do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, que mantém viva a tradição dos milenares tambores japoneses, o evento terá diversas oficinas e atividades gratuitas promovendo a cultura oriental, além de Praça de Alimentação com gastronomia étnica. O festival é realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Grupo de Taiko Fuurinkazan.

Durante os dois dias haverá o Espaço Pokémon Go, voltado para Torneios, Exposição de Realidade Aumentada, Caixa do Meltan Solidário, Central de Trocas, sorteio de brindes, entre outras atividades relacionadas ao jogo. O espaço é uma parceria com a Equipe Trainers PokeDuo e funcionará no sábado (das 11h às 20h) e no domingo (das 14h às 18h).

Em outro espaço serão ofertadas oficinas gratuitas de origami (às 14h e às 17h) e pixel art (15h30 e 18h30), com a artesã Danielle Nanami (Londrina/PR), da Paper Translation. Também terá oficinas de construção de brinquedos japoneses com materiais recicláveis com integrantes da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) nos dois dias de evento. Serão construídos cataventos, ursos e vaivém, que as crianças poderão levar para casa. Quem passar pelo Parque Ambiental também poderá desfrutar da Praça de Alimentação Oriente-Ocidente, com restaurante oriental servindo sushi, sashimi, tempurá, guioza e yakissoba, além de food trucks com pastel, churros, coxinha, hambúrguer e chopp, entre outras opções.

Haverá ainda o Espaço da Sabedoria, com palestras e filmes. No sábado, em uma parceria com a Organização Internacional Nova Acrópole, serão realizadas palestras-pocket com os temas ‘A Cultura Samurai e os Valores do Império’ (15h), ‘A Espada Japonesa como símbolo de Espírito e Matéria’ (16h) e ‘Kyu Jutsu: Vivência de Ética e Sociopolítica’ (17h). Já no domingo haverá uma Mostra de Filmes Japoneses, com exibição seguida de bate-papo, das 14h às 18h. O festival terá ainda Espaço das Artes Marciais, com demonstrações e oficinas de judô, kung fu e taekwondo; Espaço Swordplay, com batalhas e simulação de combate medieval com espadas de espuma; e Espaço Kyudo e Kyujutsu, com arco e flecha e espadas japonesas. Toda a programação é gratuita.

Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cidadania), o 16º Festival Paranaense de Taiko tem o apoio da Makita, Kurashiki do Brasil e Suprema Sistemas Viários. Apoiam o Grupo de Taiko Fuurinkazan a Toyota Barigui, CEFEQ Ferramentas, Clínica Wambier, Alpar Ferramentas, Farmácias Nissei, Yuchen Alimentos Orientais, Sanepar, Jornal Paraná Nippo, Colégio Sepam e Colégio e Faculdades Sant’Ana.