Correio dos Campos

Ponta Grossa inicia campanha contra Sarampo

As vacinas serão aplicadas em duas etapas, de acordo com a idade do público-alvo
7 de outubro de 2019 às 17:23
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A partir desta segunda-feira (7) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) passa a vacinar o público-alvo contra sarampo. A campanha será seletiva, ou seja, somente quem não está com o esquema vacinal completo deverá procurar uma das 21 salas de vacina localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A vacinação será dividida em duas fases, sendo a primeira de sete a 25 de outubro, para crianças não vacinadas entre seis meses e menores de cinco anos de idade. A segunda fase acontece entre os dias 18 e 30 de novembro, onde adultos não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade devem procurar as UBS. A campanha de vacina contra sarampo também contará com o Dia D, data ainda será definida pela FMS.

“A primeira fase esperamos três mil crianças (812 de 6 a 11 meses ainda não foram vacinada, o restante são crianças de 1 a menores de 5 anos). Para segunda fase, a população esperada é de 50 mil pessoas, mas, como será seletiva, vacinaremos somente pessoas sem esquema completo”, explica o enfermeiro do setor de imunização Thiago Bueno.

As pessoas deverão ir até uma UBS para avaliação da situação vacinal. Verificado que não apresente registro de duas doses de vacinas, com o componente sarampo, a pessoa será encaminhada para uma das salas de vacinação. Somente são válidas vacinas com o componente sarampo (sarampo monovalente, dupla viral, tríplice viral ou tetra viral) se as doses foram aplicadas depois de 12 meses de idade. “O vírus do sarampo é altamente transmissível e somente medidas de prevenção relacionadas a doenças respiratórias, tais como a higienização das mãos e manter o ambiente ventilado, não bastam. A vacina acaba sendo a principal forma de prevenção contra o sarampo”, destaca a coordenadora de vigilância epidemiológica, Caroliny Stocco.

Hoje, o município conta com 21 salas de vacina, localizadas nas UBS, que realizam a aplicação da vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h às 16h, de acordo com a rotina. Quem não tem certeza de que tomou a vacina pode verificar se há registro na carteira vacinal ou procurar a UBS, com sala de vacina, mais próxima de casa. “É muito importante que as pessoas que tiverem a carteira de vacina se apresente na UBS com ela, pois agilizará o atendimento e o processo de atualização e aplicação”, ressalta o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco.