Correio dos Campos

Aprovado título de Utilidade Pública Estadual dos Doutores Palhaços

Projeto de lei foi proposto pela deputada estadual Mabel Canto (PSC)
4 de setembro de 2019 às 17:20
(Divulgação/Alep)

COM ASSESSORIAS – Foi aprovado, nesta terça e quarta-feira (04), em primeira e segunda votação, pela Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei 373/2019, proposto pela deputada estadual Mabel Canto (PSC), que concede o título de Utilidade Pública em âmbito estadual para a organização não-governamental (ONG), Doutores Palhaços – SOS Alegria, que faz atendimento voluntário de humanização hospitalar em instituições de saúde de Ponta Grossa.

Na terça-feira (3), a parlamentar encaminhou o projeto para votação e se disse aos demais deputados estar muito feliz desta ser sua primeira proposição a ir a voto. Ela fez um breve relato da história da ONG e metodologia de trabalho. “O brincar fazer parte da prescrição médica, ocupa um ligar importante no âmbito da promoção da saúde e do atendimento”, salienta Mabel.

Segundo a deputada, a iniciativa é para ajudar a ONG para ter acesso a verbas estaduais, pois realiza um trabalho muito importante com os pacientes dos hospitais de Ponta Grossa, interagindo muito com as crianças que é um dos focos do mandato da parlamentar. “Propomos o projeto no período em que a Prefeitura realizou cortes nas verbas em convênio firmado com a ong e isso causou uma comoção grande na sociedade, justamente pela seriedade do trabalho voluntario, que contribui na melhora dos pacientes. Ajudaremos no que for possível ajudar, pois uma ong como os Doutores Palhaços, deve se dar apoio e não cortar verbas”, ressalta a deputada.

Para coordenador geral da ONG, Bruno Madalozo, muito mais que a possibilidade de angariar recursos estaduais para a manutenção da ONG, o título de Utilidade Pública Estadual é o reconhecimento pelo principal corpo colegiado do Paraná, do trabalho realizado nos hospitais de Ponta Grossa. Segundo ele, esta honraria também motiva os voluntários que se dedicam para diminuir o sofrimento e a angústia daqueles que estão internados, levando alento e alegria, através de suas palhaçadas. “Nosso trabalho é coisa séria e por isso, além de um reconhecimento do poder público municipal, agora conquistamos em âmbito estadual. Agradecemos imensamente a deputada Mabel, por entender a importância do nosso trabalho e fazer da nossa entidade seu primeiro projeto de lei aprovado”, finaliza Madalozo.

O projeto segue agora para a sanção do governador Ratinho Jr. para se tornar uma lei estadual.