Correio dos Campos

Ponta Grossa recebe escola ampliada no Parque Santa Lúcia

Escola Municipal Professora Braulina Carneiro de Quadros, no Parque Santa Lúcia, recebeu investimentos de R$ 750 mil em sua reforma e ampliação
27 de agosto de 2019 às 19:01
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou nesta terça-feira, dia 27 de agosto, a 78ª construção, reforma ou ampliação de unidade escolar desde 2013. Desta vez, a comunidade beneficiada com a melhoria da infraestrutura para a Educação foi a do Parque Santa Lúcia. A Escola Municipal Professora Braulina Carneiro de Quadros recebeu investimentos de R$ 750 mil. Além de ampla reforma, foram construídas novas salas de aula, cobertura de pátio e quadra e outras melhorias.

A escola, que recebe atualmente 107 alunos, tornou-se de tempo integral no início de 2019. Desde então, a escola ampliou a oferta de conteúdo e atendimento às crianças, que possuem 8h30 de trabalho pedagógico, refeições, lazer e descanso. Débora Mendes, mãe da aluna Amanda Mendes, aprovou as melhorias. “É mais qualidade de vida para as crianças, um espaço limpo, com segurança. Eles têm a hortinha que também é bem legal, as crianças participam de tudo. E é isso que é a qualidade, porque o tempo que eles ficam na escola é grande, no ensino integral, então eles precisam ter muitas coisas que prendem a atenção deles. E agora com a reforma, ela veio para agregar benefícios para essas práticas”, considera a mãe.

O prefeito Marcelo Rangel destacou que a escola de Ponta Grossa é “de primeiro mundo”. “É também um sistema pedagógico que merece reconhecimento nacional, não é somente um investimento de infraestrutura. É um sistema pedagógico que é produtivo, que transforma pessoas, que transforma nossos jovens. E outra coisa, é feito com amor, é feito com carinho. Eu acompanhei cada sala e vi a dedicação dos professores, isso é trabalhar com amor pela causa, então nós estamos fazendo um programa que é na verdade de Estado, não é apenas um programa político, não é um programa de uma gestão, é um programa que mostra o nosso respeito acima de tudo à educação de qualidade, tempo integral é isso”, disse o prefeito.

Para a secretária de Educação, professora Esméria Saveli, a melhoria das condições da escola representa “a construção do amanhã”. “Quando nós entregamos uma escola ampliada, reformada e que já funciona em tempo integral, melhoramos as condições materiais para os professores atuarem e para as crianças também. Estamos implementando a escola em tempo integral e mudando a concepção de organização de escola, com um projeto pedagógico. Já faz seis anos que estamos construindo esse modelo e hoje a gente já chegou numa organização que é nossa, é ponta-grossense. Como educadora e gestora da pasta, fico muito feliz, porque sempre defendemos que não existe possibilidade de melhorar escola pública se você não ampliar o tempo curricular da criança, se não melhorar os espaços físicos para que a escola fique rica, bonita e linda. Então, vendo e fazendo isso acontecer, é uma alegria total”, comemora a secretária.