Correio dos Campos

Aliel destaca nova Base da PM e mais segurança para Uvaranas

Parlamentar foi um dos responsáveis pela instalação da Base no Campus da UEPG
23 de agosto de 2019 às 18:44
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (PSB) visitou nesta sexta-feira, 23, a Base da Polícia Militar em Uvaranas. O local está funcionando há cerca de duas semanas e fica próximo a entrada principal da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A instalação da Base foi uma articulação do deputado Aliel junto ao Governo do Estado, em julho do ano passado, e vai se somar a outras ações da atual reitoria para ampliar a segurança da comunidade acadêmica, como a troca e ampliação da iluminação do Campus.

“A Base representa um avanço para a segurança na região. Ela irá atender não só a UEPG, mas toda a comunidade. Assim que recebi a demanda iniciei as conversas com a então Comandante Geral da Polícia Militar Audilene Dias Rocha e com a ex-Governadora Cida Borghetti com apoio do reitor, Miguel Sanches Neto, que disponibilizou o imóvel e a reforma. Todos prontamente se dispuseram a fazer um levantamento do que seria necessário para dar andamento ao projeto, que foi concretizado agora no governo Ratinho Junior. Um bom exemplo de continuidade do que é importante”, disse Aliel.

Após iniciar as conversas com a reitoria e PM para a instalação, o parlamentar entendeu a necessidade tanto da instituição quanto da comunidade de ter um reforço na área da Segurança Pública. “Participamos há dois anos de uma audiência pública sobre a falta de segurança nas universidades públicas, proposta pelo vereador e acadêmico de Direito Geraldo Stocco. Ali se iniciou a soma de esforços para que haja mais segurança na UEPG e na região, tanto que já indicamos mais R$ 300 mil em emenda para a área da segurança este ano”, revela Aliel.

Uvaranas

O parlamentar também destacou a importância do aumento de segurança para todo o bairro de Uvaranas. “O bairro é um dos maiores e mais populosos da cidade e sabemos que a polícia faz a parte dela. Porém, a região cresceu muito e, no horário de pico, o trânsito intenso dificulta o deslocamento de viaturas para o patrulhamento e atendimento de ocorrências. Por isso a importância dessa instalação de uma Base nesse local proposto pela UEPG”, afirmou o parlamentar.

Além da segurança externa, a Base também deve ser fundamental para a redução de ocorrências também no Campus. Com o auxílio da segurança interna da UEPG, a PM terá condições de otimizar o patrulhamento que já vinha sendo feito no Campus. “A UEPG desenvolve um papel muito importante para a comunidade. E precisa de toda atenção do poder público”, disse Aliel.