Correio dos Campos

SMCSP reforça segurança em PG com nova equipe de cães

Animais passam por treinamento e serão integrados às ações de segurança desenvolvidas pelo grupamento ROMU/Canil da Guarda Municipal
22 de agosto de 2019 às 17:51
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) deve apresentar, nos próximos dias, uma nova equipe de cães dedicada ao apoio de operações de segurança no município. Os trabalhos terão início após a conclusão de um curso de treinamento com os animais prevista para esse final de semana.

Ao todo, onze guardas e quatro pastores-belga-Malinois participam das atividades. Após a conclusão do curso, os animais serão integrados às ações de segurança desenvolvidas pelo grupamento ROMU/Canil da Guarda Municipal.

“Hoje os órgãos de segurança pública têm nos cães opções imprescindíveis para o combate do tráfico, como a Guarda Municipal tem feito”, destaca o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato. “Recentemente, os cachorros que faziam parte do grupamento foram aposentados e doados para famílias. Por isso, iniciamos a composição de uma nova equipe com cães da raça pastor-belga-Malinois e que estará a disposição logo após a conclusão desses treinamentos”, completa Lovato.

Conforme o comandante da GM, Edson Witek, o treinamento serve para aprimorar o trabalho dos agentes com os cães. “Os instrutores estão ensinando novos comandos para os cachorros para que eles possam estar aptos a desempenharem as mais diversas funções, desde procurar pessoas em regiões de mato alto até atacar. Além disso, os cachorros também estão aprendendo a obedecer e a proteger os agentes, assim como reconhecer objetos ilícitos” conta Witek.