Correio dos Campos

Festival de Música chega aos quatro cantos de Ponta Grossa

Programação envolve ações para o público infantil e adulto
8 de agosto de 2019 às 14:27
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – O 11º Festival de Música de Ponta Grossa, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa e pela Fundação Municipal de Cultura, segue a todo vapor. Nesta quarta-feira, 07, a programação terá atividades para o público infantil e adulto em vários locais da cidade. Às 15h30 o Quinteto BrassUka (São Paulo/SP) estará no hall da Prefeitura de Ponta Grossa e às 18h30 no Calçadão. No auditório do Centro de Música/Conservatório acontecem os recitais de Canto Lírico com Caê Vieira (Rio de Janeiro/RJ), às 19h; e de piano erudito com Luciano Filizola (Curitiba/PR), às 20h30. A entrada é gratuita.

Entre as atividades para públicos dirigidos, logo no começo da tarde terá a Banda Casa Cantante no Núcleo Pequeno Anjo (Olarias) e a Banda-Escola Lyra dos Campos na Escola Municipal Profª Marta Filipkowski de Lima (Cará-Cará). A quarta-feira encerra com o Circuito OFF no Phono Pub com o músico ponta-grossense Alexandre Mello, às 21h30, fazendo um show 100% com blues autoral e com entrada livre.

“O governo municipal tem trabalhado para descentralizar ao máximo as atividades culturais, levando atrações para os quatro cantos da cidade. No Festival de Música, estamos alcançando os mais diversos públicos, em diferentes bairros”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante.

Amanhã, quinta-feira, o Festival de Música de Ponta Grossa traz para a cidade a grupo curitibano Jazz Cigano Quinteto. A agenda começa logo cedo no Programa Transformando Gerações e passará também pela Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e pela Casa de Semiliberdade – essas três atividades são para públicos dirigidos. O público em geral poderá conferir gratuitamente o som do Jazz Cigano Quinteto às 11h30 no Calçadão e às 19h no Marista Santa Mônica. Já a Banda-Escola Lyra dos Campos estará na Escola Municipal Prof. Maria Vitória Braga Ramos (Órfãs). À noite, o auditório do Centro de Música recebe os recitais de Flauta Transversal com o músico Fabrício Ribeiro (Curitiba/PR) às 19h; e em seguida, às 20h30, dos alunos do masterclass de violino com o professor Winston Ramalho (Curitiba/PR), ambos com entrada gratuita. A quinta-feira encerra com a banda Charles Racional (Curitiba/PR) no Phono Pub, às 23h, pelo Circuito OFF. A entrada custa R$15.

Novidade

Uma das novidades do Festival de Música deste ano é o Espaço Luthieria, montado no hall do Centro de Música/Conservatório. Durante todo o dia e também no horário dos recitais, os luthiers Bogdan Skorupa (da Skorupa Luthier) e Giovani Ribas (da Gigio Luthieria) mostram para o público como funciona a construção de um instrumento de cordas, além de dicas para a conservação do instrumento. Em uma bancada repleta de equipamentos de marcenaria, pedaços de madeira, plantas com desenhos e medidas de instrumentos, entre outros apetrechos, os profissionais têm chamado atenção de quem entra no local. “A proposta do espaço é proporcionar ao público uma experiência para além da música e ter a oportunidade de conhecer de perto diversas técnicas e passo a passo utilizados na construção e reparo de instrumentos musicais”, destaca o diretor artístico do Conservatório Maestro Paulino, Douglas Passoni.

Masterclasses e musicalização

O Centro de Música/Conservatório tem tido um movimento acima do normal nesta semana, por conta da agenda de masterclasses e musicalização infantil do 11º Festival de Música de Ponta Grossa. Durante a semana estão acontecendo aulas de saxofone, ministrada por Paulo Sérgio Rosa Filho (Belo Horizonte/MG); piano popular, com André Repizo (São Paulo/SP); violino, com Winston Ramalho (Curitiba/PR); canto lírico, com Caê Vieira (Rio de Janeiro/RJ); violão popular, com Christian Quimelli (Ponta Grossa); flauta transversal, com Fabricio Ribeiro (Curitiba/PR); violão clássico, com Bruno Madeira (São Paulo/SP); piano clássico, com Luciano Filizola (Curitiba/PR); e metais, com Leandro Fornazari (Ponta Grossa).

Nesta quarta, quinta e sexta-feira, acontecem também as aulas de Musicalização Infantil. São 12 turmas, com crianças a partir dos 8 meses até 10 anos de idade. As aulas são com as professoras Breeze Rosa (Curitiba/PR) e Silvia Fernandes (Ponta Grossa). Ainda há tempo de fazer inscrições pelo http://cultura.pontagrossa.pr.gov.br/festivaldemusica