Correio dos Campos

Raças leiteiras retornam para 41ª EFAPI e 32ª Feira Paraná

Juntos os eventos devem reunir aproximadamente 270 bovinos
5 de agosto de 2019 às 15:21
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na última semana, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) se reuniu com representantes da pecuária de corte e leite da região para as definições da participação na 41ª EFAPI e 32ª Feira Paraná, eventos que acontecem entre os dias 18 e 27 de outubro em Ponta Grossa. Uma das novidades dos eventos, definida na reunião, é o retorno da participação das raças leiteiras. Estiveram presentes no encontro o secretário interino da SMAPA, Bruno Costa, o presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Edilson Gorte e representantes das raças de corte e de leite.

Com a participação das espécies leiteiras, a expectativa é que aproximadamente 120 animais das raças Holandesa e Jersey participem das feiras, em oito categorias diferentes de julgamento e rankeamento específico para cada espécie. Além disso, informou o secretário interino da SMAPA, Bruno Costa, ocorrerão dinâmicas demonstrativas aos moldes do Clube da Bezerra, onde os filhos de produtores apresentarão seus animais, demonstrando a vocação para a atividade na produção de leite.

Além disso, cerca de 170 animais de corte das raças Charolêsa, Angus, Brangus, Braford, Hereford, Caracu, Nelore, Purunã – raça desenvolvida pelo Iapar Ponta Grossa, e a raça Pinzgauer de origem austríaca, devem participar dos eventos. Em ambas as raças haverá premiações para os campeões supremo, avaliadas em pista pelo seu potencial genético e características zootécnicas.

De acordo com o representante das raças leiteiras, Luiz Pestana, “os eventos proporcionados pela Efapi em conjunto com a Feira Paraná darão início a um novo investimento regional na pecuária de leite, reforçando a credibilidade dos produtores e estimulando a participação e investimentos no setor”, afirma. Para o secretário em exercício, Bruno Costa, trata-se da fomentação do mercado pecuário local, o que proporcionará aos criadores a promoção do desenvolvimento genético das raças da região, que são reconhecidas pela qualidade.

Além dos bovinos a galpão, durante as feiras haverá a participação de animais rústicos a campo, com a possibilidade de realização de leilões de mangueira.