Correio dos Campos

Escola Oficial do Operário Ferroviário lança categorias de futebol feminino

26 de julho de 2019 às 14:18
(Divulgação/Raylane Martins)

COM ASSESSORIAS – A Escola Oficial do Operário Ferroviário inaugurou, na manhã desta quinta-feira (25), um projeto piloto na cidade de Ponta Grossa – a Escola Feminina do Operário. A iniciativa idealizada pelos coordenadores da Escola OFEC, Cristiano Cruz e William Borges, tem como objetivo desenvolver a modalidade e servir de plataforma para que, futuramente, essas atletas tenham espaço no futebol profissional. Cerca de 70 atletas da cidade, com idade entre 10 e 18 anos, compareceram ao treino de lançamento das categorias femininas.

“É uma escola de formação. Iremos trabalhar com todos os níveis de atletas, das iniciantes às mais desenvolvidas, como é feito nas categorias masculinas. Buscamos formar cidadãs do bem, que através do esporte se tornem mulheres bem sucedidas e, se um dia se tornarem jogadoras, profissionais melhores ainda”, ressalta o professor e coordenador da Escola Oficial do Operário, William Borges.

As jogadoras serão divididas em categorias conforme a idade e passam a treinar três vezes por semana, nas terças- feiras , quintas-feiras e aos sábados sob comando do professor Alisson Santos. “Estamos buscando o crescimento do futebol feminino em Ponta Grossa. Esse é o nosso projeto: fazer o futebol feminino crescer por meio do Operário. Deu para perceber o entusiasmo e que elas querem crescer mais. Sabemos que o sonho delas é tornar-se profissional, mas independente disso elas estão ali se esforçando e aprendendo a jogar de maneira organizada”, conta o treinador.

Mylena Prado, atleta do futsal de Ponta Grossa, começou a caminhada no esporte através do futebol de campo da Escola Oficial do Operário Ferroviário, em meio aos times masculinos, quando tinha oito anos. Mais tarde, chegou a fazer um intercâmbio para jogar futebol e hoje reconhece a importância do espaço dado pelo Operário às mulheres. “O nível do futebol feminino em Ponta Grossa é alto. Tem que ter apoio. Conheço meninas que foram jogar fora, que foram parar em seleções. Espero que essa iniciativa dê muito certo, porque vale a pena investir no futebol feminino”, destaca a atleta.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já exige que todos os clubes de Série A, ao redor do país, possuam uma equipe de futebol feminino. Dessa forma, o próprio Operário Ferroviário, em ascensão no futebol brasileiro, tende a formar um time profissional feminino nos próximos anos.