Correio dos Campos

Credenciamento junto ao Crea-PR cresce 220% com fiscalizações

Em 2018, a Regional Ponta Grossa foi destaque no Estado em número de empresas registradas após a fiscalização
12 de julho de 2019 às 12:16
Site do Crea disponibiliza consulta para saber se o profissional ou empresa está credenciado junto o órgão.

COM ASSESSORIAS – O número de empresas registradas na Regional Ponta Grossa do Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), originadas por ações fiscalizatórias, aumentou 220%, no período de 2016 a 2018. Conforme o levantamento, no ano de 2016, 40 empresas foram registradas após estas ações no Conselho e, em 2018, o número saltou para 128. Atualmente, a Regional Ponta Grossa conta com 1.144 registros ativos de empresas.

As fiscalizações ocorreram em todas as modalidades de Engenharia, com destaque para Civil, Agronomia, Mecânica, Elétrica e Geologia/Engenharia de Minas, sendo que o maior número de regularizações foi registrado nas cidades de Ponta Grossa e Castro.

As fiscalizações realizadas no período tiveram como foco o registro de empresas. Se comprovada a realização de serviços exclusivos de Engenharia, a empresa precisa contratar um profissional habilitado para responder por ela. “Em cada uma dessas empresas registradas após a fiscalização, pelo menos um profissional foi integrado no mercado de trabalho”, explica a Facilitadora de Fiscalização do Crea-PR, a Engenheira Agrônoma Ana Paula Afinovicz.

O registro é uma exigência estabelecida em Lei: toda pessoa jurídica que se constitua para atividades ligadas ao exercício profissional de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia e Tecnológicas só poderá iniciar suas atividades, depois de promover o competente registro nos Conselhos Regionais, conforme estabelecem os Arts. 59 e 60 da Lei 5.194/66 e Resolução nº 336/89.

“Contratar empresas com registro no Crea traz segurança às pessoas que precisam de serviços na área. Se houver qualquer problema executivo na obra ou na prestação de serviço, o contratante poderá recorrer à garantia oferecida pelo profissional responsável técnico. Caso contrate uma empresa sem registro, o contratante poderá ficar desamparado legalmente”, explica a Engenheira.

Para saber se um profissional ou empresa está credenciada junto ao Crea-PR, basta acessar o site do Conselho https://www.crea-pr.org.br/ws/, em Sociedade > Consultas Públicas. A lista é de livre verificação.