Correio dos Campos

Acordo entre Prefeitura e indústrias tchecas oportuniza 20 vagas para estágio internacional

Protocolo de intenções assinado entre PMPG, Tatra Motors e Brano Group estabelece treinamento com todas despesas pagas na República Tcheca
10 de julho de 2019 às 15:25
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa assinou na manhã desta quarta-feira (07) um protocolo de intenções com as empresas Tatra Motors e Brano Group para o Programa de Qualificação Internacional (PQI) que enviará até 20 estudantes ponta-grossenses para realizar estágio na sede das empresas na República Tcheca. Participaram da celebração do protocolo o deputado federal e representante das empresas, Pavel Juricek, e a embaixadora do país no Brasil, Sandra Lang Linkensederová.

De acordo com o prefeito Marcelo Rangel, o programa será gratuito para os estudantes que forem escolhidos. Caberá a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Sala de Qualificação Profissional, órgão da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), selecionar os candidatos e providenciar as passagens aéreas aos estagiários para participarem do PQI no país europeu. Demais despesas como moradia e alimentação serão de responsabilidade da Trata e da Brano, indústria de autopeças que também tem intenção de se instalar na região. Informações sobre a seleção serão divulgadas em breve.

“Nossas tratativas para a vinda da Tatra para Ponta Grossa estão indo muito bem. Estamos oferecendo, junto ao governo do Estado e do Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, toda a estrutura para a vinda da empresa. Prova disto é que hoje firmamos este acordo para o encaminhamento de 20 estagiários para República Tcheca, oportunizando aos ponta-grossenses para trabalhar nestas indústrias”, informou Rangel.

Segundo Pavel Juricek, a proposta é que sejam enviados dez estudantes para a Brano e dez para a Tatra, com a intenção da criação de um laboratório de ciência, assim que confirmada a vinda da montadora de caminhões em Ponta Grossa. “O acordo realizado hoje será bom para as empresas, que poderão contar com profissionais qualificados para trabalhar nas indústrias e, também, para as pessoas que moram aqui e que possuem potencial para trabalhar conosco. O trabalho que estamos realizando junto à embaixada da República Tcheca no Brasil poderá trazer muitas facilidades para Ponta Grossa”, explicou o representante das empresas.

Além do anúncio do Programa de Qualificação Internacional, a comitiva da República Tcheca visitou áreas com potencial para instalação da Tatra em Ponta Grossa. Essa é a segunda vez que o grupo conhece possíveis locais para abrigar a indústria. No final de maio, em visita a cidade, os empresários tchecos realizaram tratativas da intenção de implantação da fabricante de veículos no município e na noite de ontem (09), se reuniram com o prefeito Marcelo Rangel, o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex e o vice-governador, Darci Piana em reunião em Curitiba.