Correio dos Campos

Dra. Tulipa leva estratégias de saúde bucal às escolas municipais

30 de junho de 2019 às 14:00
(Rodrigo Czekalski)

COM ASSESSORIAS – A odontopediatra mais charmosa e encantadora da região abriu nesta sexta-feira, dia 28, a temporada de atividades nas escolas municipais de Ponta Grossa. Dra. Tulipa levou muita música, contação de histórias e informação com estratégias de saúde bucal a alunos da Escola Municipal Professora Otacília Hasselmann de Oliveira e o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Dinailce Cândido Cordeiro.

Idealizado pela odontopediatra Cinthia Maria Baggio de Luca da Cunha, o projeto de extensão denominado Dra. Tulipa e sua Turma integra as ações de estudantes do mestrado, doutorado e alunos das graduações de odontologia. Além de promoção à saúde bucal, a proposta aborda temas sobre alimentação balanceada e hábitos saudáveis no intuito de trabalhar a saúde integral da criança.

Cerca de 240 crianças com idade entre 2 e 9 anos participaram das atividades, que trabalham de maneira lúdica estratégias de saúde bucal. “Nosso objetivo é fazer com que as crianças entendam e adotem hábitos importantes para a saúde bucal. Mas trabalhamos essas questões a partir da linguagem deles, com muita música, personagens nos quais eles se refletem e histórias que trazem o contexto de vida da criança, mas que tem como objetivo transmitir estratégias de saúde bucal”, explica Dra. Cinthia.

O projeto terá duração de 2 anos e o objetivo é acessar toda a rede municipal de ensino. “A Prefeitura de Ponta Grossa abrir as portas de todas as escolas municipais e CMEIs reflete a importância social de um projeto como esse e nos dá a certeza de que nosso trabalho está no caminho certo”, analisa.

A iniciativa nasceu no ano passado quando a personagem-dentista, Dra. Tulipa, ganhou grande projeção e se tornou a ‘queridinha’ das crianças. Em setembro, a ideia resultou no lançamento de dois livros infantis, ao mesmo tempo que a personagem ganhou vida através de um boneco em tamanho real.

‘A janelinha de Guto’ aborda o período da perda dos dentes de leite, época que, segundo Dra. Cinthia, muitas crianças se sentem envergonhadas e desconfortáveis com essa mudança. Na obra, Dra. Tulipa é decisiva para encorajar os pequenos a enfrentarem e entenderem esse momento como uma fase natural da vida.

Já o ‘O reino encantado das chupetas’ retrata o dilema de Cice, uma garotinha que está chegando aos três anos de idade e precisa largar a chupeta. A participação de Dra. Tulipa é fundamental para encorajar a pequena com dicas e sugestões de como superar esse momento sem traumas.