Correio dos Campos

Denúncias auxiliam investigações de tráfico de drogas

População tem colaborado com as investigações da Polícia Civil
20 de junho de 2019 às 19:30
(Divulgação/Polícia Civil)

Por Melissa Eichelbaun
para o Correio dos Campos

 

Desde que assumiu a chefia da 13ª Subdivisão Policial, o delegado Nagib Nassif Palma tem como das principais prioridades o combate ao tráfico de drogas em Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. E sobre esse assunto você confere os detalhes na segunda reportagem da série ‘Civil em Ação’.

Para potencializar essa ação, as equipes policiais disponibilizaram um número de ‘whatsapp’ para que a população possa mandar denúncias. “Desse modo, nós conseguimos mapear mais locais que ocorrem tráfico e podemos planejar ações e investigações para combater esse crime. Temos obtido um resultado muito bom com essas denúncias. Nossa média é de um traficante preso por semana, no mínimo”, explica Palma.

O delegado ressalta que a força-tarefa está focada principalmente nos pequenos e médios traficantes, que compram e vendem as drogas nas cidades. “Se nós conseguimos prender esses criminosos, nós conseguimos combater também outros tipos de crimes que são consequência do tráfico, como furtos, roubos e homicídios”, esclarece.

De acordo com os dados da Polícia Civil (PC), nos primeiros quatro meses de 2019 as equipes prenderam 14 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Uma das ações do mês de abril, nomeada “Operação Pharmacum”, prendeu um homem de 37 anos no Jardim Ponta-Grossense, onde ele estava comercializando maconha. No mesmo dia, outro homem de 62 anos foi preso em flagrante com crack embalado para venda. Só em Ponta Grossa, 110 ocorrências que tinham ligação com o tráfico de drogas foram registradas no primeiro quadrimestre do ano.

Apreensão de drogas

Segundo dados divulgados no relatório da Polícia Civil, no primeiro quadrimestre do ano as equipes apreenderam mais drogas do que no mesmo período de 2018, nas 20 cidades que a 13ª SDP é responsável pela segurança pública. Já foram tirados de circulação mais de 9,9 quilos de cocaína, 15,5 quilos de crack, 132 mil comprimidos de ecstasy, 788 mil pontos de LSD e 80 quilos de maconha.

COLABORE – Quem quiser ajudar o trabalho da Polícia Civil pode fazer uma denúncia através do número (42) 9 9827-9684. A PC garante o anonimato das informações e colocará o local denunciado no mapeamento dos crimes na cidade.