Correio dos Campos

FEBRE AMARELA: Prefeitura intensifica monitoramento na região do Alagados

Haverá distribuição de folders, orientações e aplicação de vacina para as pessoas que ainda não se vacinaram.
19 de junho de 2019 às 17:22

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na sexta-feira (21) equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estarão realizando atividades na região do Alagados. As ações ficarão concentradas dentro do salão do Iate Clube. Além de orientações e distribuição de folders, a população da região, que ainda não se vacinou, poderá se imunizar no local, das 9h30 às 11h30, bastando apenas levar a carteira de vacina e o cartão SUS.

O local da ação foi escolhido devido ao primeiro caso de febre amarela em um macaco, identificado tecnicamente como Primata Não Humano (PNH), encontrado morto nesta localidade. “Estamos fazendo um reforço nas ações, porém é importante que a população entenda que a prevenção através da vacina continua sendo o diferencial contra a doença, pois as pessoas vacinadas já estão protegidas contra a febre amarela”, destaca o médico veterinário e coordenador da Zoonoses, Leandro Inglês.

O município, através dos departamentos de Vigilância em Saúde e Atenção, está preparado para atender e sanar as dúvidas da população. Até o momento cerca de 254 mil pessoas se protegeram contra a Febra Amarela, porém a FMS estima que 80 mil pessoas ainda não se imunizaram. “Aquelas pessoas que ainda não se imunizaram podem procurar umas das salas de vacina durante a semana, das 9h às 12h, das 13h às 16h. A única maneira de não contrair a doença é se vacinando. Lembrando que a vacina é dose única, não sendo necessária repeti-la”, explica a enfermeira, Daniele Fabian.

A coordenação de controle de Zoonoses continua realizando o monitoramento de toda as áreas com potencial para a doença e pede para que a população ajude nesta tarefa. “Existe o risco das pessoas que não estão vacinadas entrarem em contato com o mosquito silvestre (Sabetes ou Haemagogus) e adquirir a doença. Se algum munícipe encontrar macaco morto ou doente falar diretamente conosco, nós vamos até o local averiguar e realizar os encaminhamentos necessários”, comenta Leandro. Os telefones para contato são através do 3220-1015, ramais 4094, 4095 e 4096.