Correio dos Campos

Professoras da SME realizam trabalho de Formação Humana

Professores realizam dinâmicas e estudos para diversificar o conteúdo de Formação Humana/Ensino Religioso, complementando novo currículo do Ensino Fundamental
16 de maio de 2019 às 18:16
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Professoras da Rede Municipal de Educação estão realizando nesta semana uma série de encontros de formação. Desta vez o tema é o conteúdo do novo currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que contempla o tema Formação Humana/Ensino Religioso. A nova disciplina atende o previsto pela Base Nacional Curricular Comum, que recebeu alterações em 2018.

Conforme a BNCC, as secretarias locais possuem liberdade e autonomia para a elaboração de seus currículos. Em Ponta Grossa o tema Ensino Religioso foi associado ao conceito de Formação Humana, em acordo com a BNCC e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Desta forma, inserindo o tema em um contexto que oportunize aos alunos o desenvolvimento de práticas de respeito às diferentes manifestações humanas, inclusive as religiosas.

“Aqui trabalhamos com o objetivo de desenvolver uma cultura da paz, na qual os valores humanos são o elemento central do processo pedagógico. A disciplina contempla o respeito às diferentes manifestações e práticas religiosas, ou a ausência delas”, conta a professora formadora Perla Cristiane Enviy.

Para implementar o conteúdo do novo currículo e orientar as professoras, a SME discute a Formação Humana/Ensino Religioso a partir da legislação nacional para a Educação e a própria Constituição. Um Grupo de Trabalho foi montado para oferecer base teórica e de conteúdo para o acompanhamento e implementação deste trabalho na Rede Municipal. “É um trabalho pautado em relações de respeito, promovendo espaços de convivência harmoniosos”, conta Perla.

Para agregar conhecimento ao processo, parceiros externos também são convidados. Um deles é Nei Alberto Salles Filho, professor da UEPG, doutor em Educação e em Ciências Sociais. Segundo ele, existe uma convergência de interesses ao se trabalhar uma pedagogia dos valores humanos como tema central. “Os professores percebem que este é um caminho interessante. Não é a ênfase nas religiões, mas sim o estudo e entendimento delas para o desenvolvimento de uma cultura de paz e não de violência”, afirma o professor Nei.

Formação Humana/Ensino Religioso

Ele também acredita que o tratamento do tema nesta perspectiva pode também ser positivo em outras questões da vida das crianças. “É muito importante a perspectiva adotada pela SME, que foi pensar Formação Humana – barra – Ensino Religioso colocando a ênfase na formação humana. A ideia é que esses conteúdos e valores trabalhados sejam transversais na própria formação da criança. E, com isso, fazendo com que nos espaços escolares e não escolares, esses valores sejam entendidos e trabalhados em função da própria vida da criança”, comenta.