Correio dos Campos

Abril Verde – Lesões musculares por excesso de peso comprometem coletores

Lesões causadas pelo excesso de peso dos resíduos estão entre os acidentes de trabalho mais frequentes.
29 de abril de 2019 às 19:44
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A campanha Abril Verde surgiu da necessidade de trazer à tona a discussão sobre a segurança e saúde no ambiente de trabalho. Atualmente, o Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. Uma pesquisa recente também apontou que o país possui mais de 1.700 casos por dia.

O mês de abril foi escolhido pelo dia 28, quando é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Estatísticas

O número de acidentes de trabalho envolvendo coletores de lixo de Ponta Grossa cresceu 13% no ano de 2018, comparando com os índices de 2017. Entre as principais causas destes acidentes estão os objetos perfurocortantes não sinalizados ou embalados incorretamente e mordidas de cães. Mesmo com o uso de EPI’s (equipamentos de proteção individual), essas causas ainda são “armadilhas” para os coletores.

Porém, comparando os primeiros meses de 2019 com o mesmo período de 2018, já foi notada redução desses tipos de acidentes, enquanto outro tipo passa a chamar atenção: lesões musculares causadas por excesso de peso nos sacos de resíduos.

Durante a atividade, os coletores puxam os sacos sem observar qual é o peso, pois estão acostumados com sacolas leves. Caso aquela sacola contenha resíduos muito pesados (como entulho, por exemplo), esse movimento brusco pode gerar diversos tipos de lesões. Além disso, o movimento é realizado diversas vezes por dia, o que pode agravar o problema.

O que fazer?

A empresa que presta serviços de coleta na cidade, PGA – Ponta Grossa Ambiental S/A, apontou algumas recomendações que podem fazer grande diferença na hora da coleta e minimizar consideravelmente os riscos de acidente com coletores.

Os sacos de lixo devem pesar no máximo 15Kg. Para isso, o resíduo pode ser dividido em dois ou mais sacos.

Se estiver sendo feito o descarte de pequenas quantidades de entulhos ou outros materiais pesados, o resíduo pode ser colocado em caixas de papelão, assim os coletores terão mais cuidado ao levantá-lo para jogar no caminhão. O ideal é também identificar a caixa, informando “resíduo pesado”.

Outra forma de colaborar com as equipes é prestando atenção na posição das lixeiras. Quando muito altas, os movimentos feitos pelo coletor também são desfavoráveis. O mesmo acontece quando os sacos são deixados no chão. O ideal são lixeiras na altura entre 1.0 m e 1,2 m de altura, pois além de ajudarem no momento da coleta ainda evitam o acesso de animais ao lixo.