Correio dos Campos

Unidade de Saúde reúne idosos para praticar atividades físicas

17 de dezembro de 2018 às 17:37
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – E quem disse que a melhor idade não tem disposição para atividade física, está muito enganado. Um grupo de aproximadamente 60 idosos, do bairro Neves, se reúne toda semana para fazer caminhadas, dançar e participar de aulas de MMA, tudo gratuitamente. Todas as atividades são vinculadas a Unidade Básica de Saúde (UBS) Lubomir Urban e acompanhadas por profissionais qualificados.

O grupo iniciou os exercícios em 2009, onde começou apenas com a caminhada. “Era um número bem menor de pessoas, o foco era somente para caminhada, mas o grupo foi fortalecendo, os participantes foram convidando novas pessoas e hoje contamos com um número maior de integrantes e também o envolvimento dos profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf)”, destaca enfermeira e coordenadora do projeto, Rosicleia dos Passos. Além das atividades físicas, o grupo realiza viagens para conhecer lugares da cidade e da região, a verba para custear vem dos próprios integrantes. “A verba é o grupo mesmo que levanta, durante o ano fazemos um caixa, vendemos rifa, bazar e bingo, tudo entre nós mesmos. Alguns meses atrás fomos para Morretes, eles adoraram”, esclarece Rosicleia.

Todas os envolvidos nas atividades físicas são pacientes da UBS, desta maneira a equipe que atende eles consegue verificar uma melhora significativa na saúde destes usuários. “O grupo de atividade física nessa idade traz a oportunidade de voltar a ter vínculo social e convivência. Alguns desses pacientes estão lá por problemas articulares por falta de estabilidade porque cai com muita facilidade. Então, a nossa Educadora física trabalha as questões da motricidade e equilíbrio com eles ganho de força”, relata o médico da UBS Dr. Rodrigo Manjabosco. Ele ainda explica que muitos pacientes diminuem consideravelmente as visitas ao médico. “Muitos desses pacientes eram clientes regulares do consultório médico e depois que entraram no grupo praticamente eles desaparecem do consultório e quando retornam, retornam com a fala de que se sentem muito melhor que não precisam mais do remédio. Sem contar que a melhora no desempenho físico deles e visível, a melhora nas queixas de dor diminui. A partir do momento que eles começam a fazer parte do grupo muitos deles deixam de tomar os medicamentos antidepressivos, melhora a qualidade do sono e se sentem mais motivados”, explica.

Na última sexta-feira (14) os participantes se reuniram para confraternizar e para estabelecer um cronograma para 2019. As atividades voltam a acontecer a partir de fevereiro do próximo ano. Quem tiver interesse pode procurar a UBS e falar com a equipe técnica. Os exercícios acontecem todas as quartas-feiras das 8h às 10h, pacientes idosos, hipertensos e diabéticos e obesos podem se inscrever. “Este grupo é a minha paixão, cuido com muito carinho e dedicação em cada detalhe, pois se trata de grupo de pessoas especiais, e o resultado é super positivo. Temos controle de tudo, registramos cada passo”, finaliza Rosicleia.