Correio dos Campos

Em Ponta Grossa, pacientes acamados recebem atendimento odontológico em casa

26 de novembro de 2018 às 18:13
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretária Municipal de Saúde (SMS), através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), vem realizando diversos atendimentos para os pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). A área de odontologia não fica de fora, pois desenvolvem trabalhos desde a Atenção Primária, passando pela Secundária, Terciária e até mesmo por atendimento diferenciados. Um dos trabalhos é o atendimento domiciliar, para usuários que não tem como chegar até as estruturas odontológicas, pois estão acamados.

Desde 2014, quando a atividade começou, até o ano de 2018, todos os pacientes que foram indicados pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) ou entraram em contato com as UBS, receberam o atendimento. “Nós recebemos estes pacientes, avaliamos e inserimos ele na rotina de visita domiciliar. A periodicidade dos tratamentos em casa depende da situação de cada indivíduo, alguns são semanais e outros são mensais, mas tudo é acordado com as equipes e familiares de acordo com a ficha preenchida em conjunto. Até hoje, 100% dos acamados, que pediram atendimento, foram atendidos”, destaca o coordenador de odontologia do município, Edson Alves.

Os principais serviços realizados são relacionados a tratamentos preventivos e curativos, por exemplo, extração, limpeza e raspagens dos dentes. Depois da visita agendada, os profissionais seguem até a residência. A equipe é composta por dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal. “Este trabalho não é apenas para a pessoa acamada. Nós também repassamos orientações para os cuidadores, desta maneira eles aprender como lidar e cuidar dos pacientes acamado”, explica Edson.

Para dar andamento e agilidade aos atendimentos a SMS adquiriu um consultório portátil e um veículo para transporte da equipe que realiza o procedimento de visita domiciliar. “O mais interessante é que conseguimos ajudar quem mais precisa sem alteração no investimento que já é repassado para a saúde bucal do município”, ressalta o coordenador.

A saúde bucal do município tem sido referência estadual, e recentemente foi premiada dentro da etapa regional do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, antigo Prêmio Brasil Sorridente. Ponta Grossa participou na categoria com mais de 300 mil habitantes e garantiu o segundo lugar, ficando atrás apenas da capital, Curitiba. “O Governo Municipal tem investido e dado suporte para as ações da SMS. Trabalhos na área de odontologia resgatam a dignidade das pessoas e influenciam a saúde do indivíduo como um todo. Sobre os pacientes acamados, quem tem problemas com saúde bucal, é ainda mais sério, pois estão sujeitos a desenvolver patologias mais sérias, como infecção pulmonar. Solicitado o tratamento e sendo acompanhado nossos pacientes mudam, ficam mais felizes”, expõe a secretária da SMS, Angela Pompeu.

Hoje o município de Ponta Grossa conta com 38 equipes de odontologia dentro das UBS, estas realizam trabalhos preventivos e curativos e são consideradas como Atenção Primária. A cidade também disponibiliza um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Atenção Secundária, atendendo as demandas de médica complexidade, como endodontia, cirurgia oral menor, periodontia, adontopediatria, atendimento de pacientes com necessidades especiais, estomatologia, radiologia odontológica e prótese dental. Os usuários do SUS ainda tem a sua disposição a Atenção Terciária, onde é realizado a odontologia hospitalar. E o atendimento diferenciado que é para usuários do Serviço de Assistência Especializada (SAE), para as gestantes de alto risco do Centro Municipal da Mulher (CMM) e para os servidores através do atendimento à saúde do trabalhados.