Correio dos Campos

Vigilância Sanitária ensina pais e filhos a cuidarem da saúde em ação preventiva

22 de novembro de 2018 às 22:30
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Uma atividade diferente empolgou as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Fabiane Hernandez Barbosa, no Jardim Ouro Verde, ao longo desta semana. Durante o projeto de saúde na escola, os pequenos alunos receberam diversas orientações, de maneira lúdica, sobre como cuidar da saúde, observar a qualidade dos alimentos no dia a dia e outras dicas importantes, em ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.

Os pequenos tornaram-se “vigilantes mirins” durante parte das atividades. Nesta quinta (22) o CMEI recebeu as famílias das crianças, para que as orientações fossem conhecidas pelos responsáveis e também como forma de estender os conhecimentos para toda a comunidade. Os pais e cuidadores tiveram acesso aos trabalhos feitos pelas crianças e também receberam os conhecimentos práticos a que os alunos tiveram acesso.

Foram trabalhados temas que envolvem uma ampla abordagem da saúde, segundo a executora da ação, Jéssica Martins – que é funcionária da Secretaria Municipal de Saúde e também pedagoga. “Nesta parceria com o CMEI, o objetivo é conscientizar as crianças sobre os temas trabalhados pela Vigilância, formando os alunos para a cidadania, com uma saúde completa, pois a promoção da saúde envolve vários aspectos. É importante que elas saibam desde aspectos da alimentação segura, lavagem dos alimentos e sobre o consumo. Como comprar uma carne, não comprar produtos sem registro ou embalagem, porque isso pode causar um dano à saúde delas”, considera Jéssica.

“Foi uma ação de grande valia, pois a comunidade do Ouro Verde está em construção e precisa ter estes conhecimentos, até mesmo para sua própria cultura e crescimento pessoal”, disse a diretora do CMEI, Solange Cristina Rodrigues Neles. A mãe Franciele Camargo Belz, uma das que estiveram na palestra, aprovou a ação. “Como mãe, a gente fica muito feliz, porque também aprende um pouquinho com as crianças. Nós ensinamos e sabemos que a escola está ensinando ainda mais. Aprendemos junto com elas”, declarou.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Meri, comenta que a equipe tem trabalhado pra mostrar que não se trata apenas de um órgão fiscalizador, mas que também realiza medidas alternativas e preventivas. “Levamos orientações sobre a prevenção, com as temáticas da alimentação segura, hábitos de higiene, saneamento básico, medicação segura, agrotóxicos, a dengue, entre outros. Buscamos trabalhar nas escolas para que consigamos atingir um público que seja nosso multiplicador. Nas escolas, as crianças são nossos multiplicadores mirins, porque eles cobram muito dos pais”, conta a coordenadora.

Temas

Entre os temas trabalhados estão a alimentação saudável, higiene, guarda responsável de animais, trabalho de fiscalização da Vigilância e sobre o que os consumidores devem estar atentos na hora da compra: aspectos dos alimentos, identificação de produtos clandestinos, embalagens, data de validade, significado dos ícones. Orientações a respeito do consumo de produtos vendidos por ambulantes, com ou sem registro e no comércio estabelecido.