Correio dos Campos

Mabel Canto conversa com Associação de Hemodiálise

12 de novembro de 2018 às 11:31
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O presidente da Associação Paranaense dos Renais Crônicos e professor de Educação Física, Dalmo de Souza apresentou um projeto para a deputada eleita Mabel Canto (PSC), que poderá beneficiar em torno de 120 mil pessoas no Brasil que encontram-se na fila por um transplante de rim.

O projeto é de pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco nos Estados Unidos e consiste na criação e implantação de um rim artificial biônico em pacientes com doença renal crônica. O aparelho é capaz de realizar com total perfeição o trabalho de um rim saudável.

Segundo o professor, o projeto esbarra em alguns protocolos que impedem a facilitação da pesquisa para o Brasil. Para Souza, o rim oferece menos riscos de rejeição e o paciente transplantado não terá que fazer uso de medicamentos anti rejeição, “tem pessoas que estão a mais de 20 anos na fila por um transplante, para ter uma ideia, os pacientes criam laços de amizades nas cadeiras de diálise, queremos ver os centros vazios pela cura, não pela morte do paciente”, enfatiza.

Ainda conforme o professor, algumas ações já foram tomadas em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) sobre um possível intercambio de alunos de medicina para conhecer a nova tecnologia nos Estados Unidos.

Mabel Canto estendeu o apoio ao professor na realização do projeto e na vinda de novas tecnologias que salvem vidas, “precisamos estar sempre aberto as novas tendências e tecnologias que possam beneficiar a saúde e a cura de pacientes, estarei a disposição e acompanhando este estudo”, finaliza.

Atualmente os pacientes com problemas renais crônicos precisam passar por um procedimento de 4 horas em um equipamento de diálise, repedindo a sessão 3 vezes por semana, fragilizando o estado imunológico dos pacientes.