Correio dos Campos

Educação Ambiental recebe van para reforçar ações de conscientização

Além do veículo para ações de educação ambiental, também foi entregue um caminhão para complementar atuação das associações de recicladores
7 de novembro de 2018 às 11:31
Veículos foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. (Divulgação/PMPG)

Mariana Noronha/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), entregou hoje dois novos veículos que devem reforçar as ações na área do meio ambiente na cidade. A equipe de educação ambiental da SMMA, que realiza ações de conscientização ambiental em escolas, empresas e eventos, contará agora com uma van equipada para realização deste trabalho. Além disso, um caminhão deve complementar a ação das associações de recicladores, ficando a disposição para o recolhimento de materiais.

“Esses veículos foram comprados com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, e serão usados para reforçar as ações nessa área. Com o caminhão, as associações terão agora um veículo de apoio. Muitas vezes, as associações recebem doações de entidades ou particulares, mas a logística para este transporte era um impasse. Com um caminhão específico para essas ações, são as famílias que vivem da reciclagem em nossas quatro associações que sairão ganhando”, explica o secretário do Meio Ambiente, Paulo Barros.

Representantes das quatro associações de recicladores do Município estiveram presentes na entrega do veículo, que deve otimizar a coleta e transporte de materiais doados aos recicladores, mas cuja logística não pode ocorrer pelo descarte convencional.

Educação ambiental

Com um veículo exclusivo para a ação da equipe de educação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente dá andamento ao plano de expansão dessas ações pela cidade. “Hoje a educação ambiental já realiza um importante trabalho na cidade, orientando sobre a dinâmica da coleta seletiva e o impacto do descarte incorreto de lixo, especialmente em nossos arroios urbanos. Essa ação funciona de forma preventiva, para que este tipo de hábito seja transformado, conscientizando desde jovens até adultos. Com a van, a atuação deve ampliar, com mais agilidade, mobilidade e segurança para a equipe que desempenha este trabalho”, destaca Barros.

Além do veículo próprio, o secretário de Meio Ambiente adianta que a secretaria já trabalha para o próximo ano na construção de um Centro de Educação Ambiental no Parque de Olarias, uma ação realizada em parceria com o Iplan, através de uma medida compensatória.

Além de representantes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), e servidores da Secretaria de Meio Ambiente, também esteve presente na entrega dos veículos a vice-prefeita Elizabeth Schmidit, que destacou a importante de investimento nessa área. “A educação ambiental é o que vai garantir um futuro com cidadãos mais conscientes sobre nosso meio ambiente. Hoje nossos netos já nos alertam para a destinação do lixo, porque já estão aprendendo isso na escola. Com o reforço desse veículo, com certeza teremos uma cidade com mais ecologia, mais educação ambiental”, aponta a vice-prefeita.