Correio dos Campos

PG registra 13ª ação de vândalos em Unidades de Saúde apenas em 2018

24 de outubro de 2018 às 11:38
(Fotos: Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Desta vez a ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Saliba, no Parque Sabiá. Os funcionários, ao chegarem no local de trabalho, se depararam com um cenário de vandalismo, desde as portas amassadas e vidros quebrados, até armários arrancados, documentos rasgados e computadores pichados. Esta foi a 13ª ocorrência registrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 2018.

A unidade atende hoje cerca de 6 mil pacientes através das Equipes de Saúde da Família (ESF). “Infelizmente depois do ocorrido teremos que manter ela fechada durante todo o dia. Vamos reagendar as consultas e passar o dia colocando em ordem toda a bagunça que os vândalos deixaram”, destaca a enfermeira da Atenção Primária, Michele Rodrigues.

A SMS tem investido cerca de R$ 300 mil por ano para consertar e repor materiais roubados e danificados por vândalos, valor que poderia ser usado para outros fins. “O governo além de consertar os estragos, tem investido em segurança através de barreiras físicas. Todas as UBS novas e as que foram reformadas contam com murros altos, grades em portas e janelas”, comenta a secretária municipal da SMS, Angela Pompeu.

A administração conta que para 2019 pretende realizar estudos para implantação de mais reforços, desta vez de maneira terceirizada, através de monitoramento. “Para o próximo ano nossa intenção é poder reforçar a segurança nas UBS e toda a rede de saúde pública. Mas pedimos a colaboração da comunidade ao redor, que se presenciarem algum ato de vandalismo, denunciem, pois os maiores prejudicados em uma situação como esta é a própria população, ficando sem atendimento e sem auxílio das Equipes de Saúde da Família”, saliente o secretário adjunto, Luiz Antônio Delgobo.