Correio dos Campos

Unidades de Saúde realizam ações do ‘Outubro Rosa’

A programação começou hoje (10) e segue até o final do mês
10 de outubro de 2018 às 15:00
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã desta quarta-feira (10) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início as atividades do ‘Outubro Rosa’, mês de sensibilização da população contra o câncer de mama. A abertura das ações foi marcada por uma blitz na região de Uvaranas e pelo atendimento focado nas mulheres através das Unidade Básicas de Saúde (UBS).

“As UBS estão abertas e atendendo o ano todo as mulheres, porém outubro é um mês de trabalhar com o incentivo. Neste período temos estratégicas específicas, por isso a importância das mulheres tirarem um tempo para ir a uma UBS mais próxima da sua residência, tirar dúvidas e marcar exames. São várias atividades que estão sendo desenvolvidas”, destaca a secretária municipal da SMS, Angela Pompeu. Os profissionais da SMS além de intensificar as ações relacionadas ao câncer de mama também estão trabalhando com conscientização sobre o câncer de colo de útero e outras doenças que podem acamar a mulher.

A coordenador do Centro Municipal da Mulher (CMM), Renata Moraes, comenta que as ações também são focadas para mulheres entre 50 e 69 anos. “Mulheres que não tem sintoma e não fazem a mamografia de rastreamento, entre 50 e 69 anos são nossa preocupação também, sendo assim essas ações auxiliam na distribuição de informação. Os exames são necessários e se a doença for diagnosticada com antecedência a porcentagem de cura é muito maior”, destaca.

A porta de entrada para qualquer tratamento de saúde são as UBS, de preferência a mais próxima da sua casa. “As mulheres que perceberam uma mudança na mama ou queiram apenas tirar dúvidas, podem se dirigir até a UBS e conversar com a Equipe Saúde da Família. Durante a passagem pela UBS, se os profissionais perceberem algum nódulo, são feitos os encaminhamentos, sendo o CMM referência, juntamente com o serviço de oncologia no Hospital Santa Casa”, explica Renata. Todo o tratamento e acompanhamento da paciente é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).