Correio dos Campos

Setembro Amarelo: Programação segue até esta quarta-feira

24 de setembro de 2018 às 20:54
(Divulgação)

Millena Sartori/Ponta Grossa – Integrando a campanha nacional de prevenção ao suicídio foram realizadas hoje (24) mais duas ações referentes ao “Setembro Amarelo”. Equipes fizeram panfletagens nos terminais de transporte coletivo da cidade e atividades físicas foram feitas no Parque Ambiental. A programação segue até esta quarta-feira (26), quando será promovida a V Mostra Cultural de Saúde Mental, tendo como tema “Celebrando a Vida”.

O psicólogo do CAPS Infantojuvenil Braz Trajano explica a importância da campanha. “Estamos desenvolvendo atividades durante todo o mês em diversos pontos da cidade porque o suicídio é um problema de saúde pública. A cada 3 segundos alguém tenta se suicidar no mundo, e a cada 40 segundos alguém comete suicídio. No Brasil são 32 mortes por dia, o equivalente a uma a cada 45 minutos”, aponta o Trajano, explicando que os dados são subnotificados, ou seja, podem ser até quatro vezes maiores que esses.

O psicólogo também afirma que o número de suicídios de jovens de 15 a 29 anos tem aumentado bastante nos últimos anos. “Em Ponta Grossa temos a rede de saúde mental. São três CAPS disponíveis, que oferecem serviço de portas abertas, ou seja, não precisam de encaminhamento. O indivíduo ou sua família pode ir diretamente até uma das unidades solicitar avaliação e será atendido”, conta Braz Trajano.

V Mostra Cultural

A atividade será realizada nesta quarta-feira (26), das 14 às 17 horas, no Centro de Cultura (Rua Dr. Colares, 436). A entrada é gratuita e a participação é aberta à toda a comunidade; entre as atrações, constam apresentações de teatro e dança, por exemplo. Para mais informações, o telefone do CAPS Infantojuvenil é 3027-2088.