Correio dos Campos

Fundação de Cultura reativa Quarta Cultural e abre inscrições

A proposta é facilitar apresentações artísticas na cidade
10 de setembro de 2018 às 09:46

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Estão abertas as inscrições para artistas, grupos e coletivos que possuem interesse em participar do projeto Quarta Cultural, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. O objetivo é possibilitar a ocupação, nos anos de 2018 e 2019, do auditório do Centro de Cultura com apresentações artísticas, diminuindo os custos para os produtores e possibilitando a arrecadação com venda de ingressos. O edital completo e o link para inscrições online estão disponíveis no www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura.

“Estamos reativando o Quarta Cultural em um novo formato, atendendo às atuais legislações e possibilitando aos artistas – de Ponta Grossa e de outras cidades – uma opção para se apresentarem com custos baixos de produção. Estamos incentivando, assim, a economia criativa e o empreendedorismo cultural, além de ampliar a oferta de atividades artísticas. Tudo isso de uma forma democrática e transparente, para atrair ainda mais os produtores culturais interessados”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante.

Cada apresentação poderá ser feita em até duas datas do calendário do projeto. O espaço estará disponível para shows musicais, recitais, espetáculos de teatro, circo e dança, contação de histórias, saraus literários, ações formativas, apresentações de grupos folclóricos e de cultura popular, entre outras possibilidades. As apresentações não poderão ter nenhum cunho político ou religioso, nem que incite o crime ou fira direitos básicos.

Caberá à Fundação Municipal de Cultura a cessão do espaço (sem necessidade de pagamento da taxa de locação), a produção das artes de cada apresentação, a cessão de equipamentos básicos de sonorização e o apoio na divulgação. Já aos proponentes cabe arcar com custos de impressão de materiais gráficos (se for o caso), produção e venda de ingressos, o staff necessário para o dia da apresentação e a entrega do espaço limpo, entre outras responsabilidades. Todo o valor que for arrecadado com a venda de ingressos ficará com o proponente.

As inscrições seguirão até novembro de 2019 e devem ser feitas com, no mínimo, 20 dias de antecedência da data escolhida para a apresentação. A avaliação, que terá como critérios a adequação do projeto à proposta do edital, a viabilidade técnica para execução e a abrangência do projeto à comunidade, será feita em até cinco dias úteis a partir do momento de cada inscrição. Em relação às datas solicitadas (ou havendo necessidade de trocas), prevalecerá sempre a ordem cronológica das inscrições recebidas.

Mais informações – bem como o formulário de inscrição – estão disponíveis no site da Prefeitura de Ponta Grossa, na aba ‘Agenda Cultural’. Após a leitura completa do edital, os proponentes que tiverem dúvidas podem entrar em contato pelo telefone (42) 3901-1597.