Correio dos Campos

ACIPG Mulher e Rotary realizam palestra sobre voto

Analista judiciário do TRE desmitifica fake news sobre eleições
6 de setembro de 2018 às 19:43
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Núcleo ACIPG Mulher, em parceria com o Rotary Club Alagados, realizou nesta quarta-feira (5), no Espaço Cultural da Expoflor, no Parque Ambiental, uma palestra com Fabyano Alberto Stalschmidt Prestes, analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, lotado na 14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa, que já atuou como assessor jurídico do Supremo Tribunal Federal, como também exerceu o cargo de diretor geral e diretor executivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Prestes discorreu sobre verdades e mentiras das eleições (fake news), propaganda eleitoral e a importância do voto para o futuro do país.

O palestrante abordou diversos fatores que são questionados devido ao fenômeno da proliferação das fake news (notícias falsas) sobre o tema, que se não forem esclarecidos podem prejudicar o processo eleitoral. “Abordamos as diferenças de votos válidos, brancos e nulos, e a importância que isso tem no fechamento da eleição. Explicamos sobre a grande segurança que tem a urna eletrônica, desmitificamos informações equivocadas que questionam a tecnologia brasileira, como também o que TSE faz para certificar a segurança das urnas, através de auditorias, audiências públicas, bem como outros procedimentos de segurança feitos para garantir que a vontade da população seja refletida no resultado da eleição”, ressalta o analista do TRE.

Outro importante ponto elucidado por Prestes foi a propaganda eleitoral, discorrendo sobre o que era permitido ou não, bem como as penalidades em casos de infração e o uso correto da internet. “Indicamos as curtidas e compartilhamento de publicações dos candidatos que são postadas em sites oficiais, evitando a propagação das fake news, bem como sugerimos, em caso de dúvidas da veracidade da informação, a busca de informações corretas em sites oficiais”, complementa;

O servidor do TRE parabenizou a ação do ACIPG Mulher e do Rotary Alagados em promover a palestra em um evento público, pois são temas que estão sendo amplamente discutidos, mas em grande parte sem o conhecimento necessário. Ele salienta que este também é o trabalho do Tribunal Eleitoral, principalmente por se tratar de um tema tão caro para a sociedade, por ser o destino na nossa nação. “Os projetos caminham para o mesmo lado, a Campanha #seuvotoseuespelho aborda temas também divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, com o intuito de diminuir a abstenção e promover a conscientização do voto consciente”, disse Prestes.

A presidente do ACIPG Mulher Giorgia Bin Bochenek comemorou o público e entende que a palestra cumpriu com o objetivo de informar a população de fatores importantes que são tratados de maneira confusa pelas fake news. “Como instituições ativas na sociedade, é função tanto da ACIPG, como do Rotary Alagados, contribuir com a democracia, oportunizando tanto na Campanha #seuvotoseuespelho, como em eventos como este, a promoção de informações corretas sobre as eleições”, finaliza Giorgia.