Correio dos Campos

Humanização em hospital é aperfeiçoada com convidado de SP

Capacitação dos voluntários acontece com recursos da Lei Rouanet.
21 de junho de 2018 às 16:14

COM ASSESSORIAS – Fazer rir, nem sempre é uma tarefa fácil. Agora, fazer rir quem está doente, e hospitalizado pode ser uma missão ainda mais complexa, principalmente pelo fato do paciente estar em uma situação de fragilidade emocional pelo internamento. É por isso, que frequentemente, o SOS Alegria – Doutores Palhaços desenvolve oficinas para seus voluntários, para que o grau de ‘besterirologia’ esteja sempre atualizado. Nesta semana, foi a vez de Tiago Abad, coordenador dos Cirurgiões da Alegria, da cidade de Limeira, interior de São Paulo a compartilhar conhecimento com ONG ponta-grossense.

A oficina contou com exercícios de improviso, de foco e observação, como também de esquetes clássicas. De acordo com Micheli Madalozo, coordenadora artística do SOS Alegria, o intuito com estes cursos e oficinas é apresentar um trabalho cênico com qualidade para atingir o público nos hospitais cada vez melhor. “As técnicas ensinadas por Tiago Abad apresentam excelentes resultados quando aplicados dentro do ambiente hospitalar. Foi muito proveitoso, pois sempre precisamos de treinamento e nos manter atualizados”, disse Micheli.

Abad explica que no país já foram criados muitos grupos de trabalho de palhaços em hospitais, mas ele acredita que para cumprir uma missão de humanização no ambiente hospitalar, é necessário ter um preparo específico. De acordo com ele, mesmo sendo voluntário, não consegue ver este trabalho sem que os participantes entendam a linguagem do palhaço. “A arte é um direito de todos, e o trabalho realizado nos hospitais, é de inclusão, que leva a arte até o quarto, chegando ao paciente, gerando felicidade, e deixando ele em um estado emocional diferente de antes do palhaço fazer a visita”, finaliza.

Tiago Abad é palhaço, psicólogo, coach e empreendedor. Há mais de 13 anos atua como palhaço em hospitais, e pesquisa a arte do palhaço. Já estudou com algumas referências no país como Val de Carvalho, Soraya Saide, Raul Figueiredo, Roberta Calza, Thais Ferrara (Doutores da Alegria); Márcio Ballas, Gabriella Argento (Jogando no Quintal); Silvia Leblon; Michael Christensen (Big Apple Circus); e Leris Colombaioni (Circo Ercolino – Itália). Atualmente Abad integra a Companhia Tia Elza, a Esquadrilha da Risada e é coordenador Artístico nos Cirurgiões da Alegria, de Limeira, interior de São Paulo.

O curso de Abad faz parte do Projeto Salvando Risos II é amparado pela Lei Rouanet, contando com o apoio da CCR Rodonorte, da Cidade Bella e da Martins Engenharia.