Correio dos Campos

Ponta Grossa recebe coletores para descarte de lâmpadas

Com processo de descontaminação, 95% dos materiais das lâmpadas podem ser reaproveitados por segmentos da indústria e laboratório.
8 de maio de 2018 às 18:12

IMPRENSA/Ponta Grossa – Desde o início desta semana o município de Ponta Grossa conta com três pontos de entrega voluntária para o descarte adequado de lâmpadas. A instalação dos pontos segue o cronograma definido em acordo setorial entre o Governo Federal e a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi). Os pontos de entrega são destinados exclusivamente à população, resultante do uso domiciliar. O descarte por parte de empresas e estabelecimentos comerciais deve seguir a logística reversa indicada pelo empresário no Plano de Gerenciamento de Resíduos do empreendimento.

“Este é um grande avanço para a população de Ponta Grossa, que poderá agora realizar o descarte adequado desses materiais, evitando a destinação de metais pesados para o aterro, além de mais segurança aos nossos recicladores, que tem contato direto com os resíduos destinados à coleta seletiva. O descarte de lâmpadas depende de logística reversa das próprias empresas que produzem estes materiais, mas a Prefeitura tem a preocupação de buscar por parcerias e alternativas de forma a garantir que Ponta Grossa conte com a destinação correta da maior variedade de resíduos”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Os três coletores do município estão instalados em lojas do Supermercados Tozetto, estabelecimento que já conta com outras parcerias com a Prefeitura e outros empreendimentos para garantir a destinação correta de resíduos, como os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e coletores de óleo de cozinha. “Toda segmento da sociedade tem o seu papel na proteção do meio ambiente e o comércio tem esse papel de facilitar e a realizar a ponte entre o gerador de resíduos e o destino correto desses materiais. Acreditamos que haverá uma boa adesão, porque já havia uma demanda da população para um local correto. Além disso, também já havíamos identificado o descarte de lâmpadas nos PEVs, o que poderia colocar em risco os recicladores que trabalham com estes materiais”, destaca a assessora técnica da diretoria do Tozetto, Carolina Tozetto Fanchin.

Programa Reciclus

A instalação dos pontos de coleta está sendo realizada pela Reciclus, uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. As lâmpadas são armazenadas em locais adequados e, depois, destinadas corretamente a empresas especializadas na descontaminação e reuso de seus componentes.

Cada coletor tem capacidade para cerca de 600 lâmpadas compactas e tubulares, em caixas lacradas com numeração para rastreamento até o destino final. A coleta será realizada de acordo com a demanda. “A equipe do supermercado nos acionará quando a capacidade de cada coletor estiver próxima de completar. Assim que sair daqui, o material será encaminhado para reciclagem, com descontaminação do mercúrio. Conseguimos garantir o reaproveitamento de 95% das lâmpadas, reencaminhando o vidro, alumínio e o mercúrio de volta ao mercado”, explica o representante da Reciculus, William Gutierrez.

Pontos de entrega

Os consumidores domiciliares poderão realizar o descarte das lâmpadas nas unidades dos Supermercados Tozetto Oficinas, Jardim Carvalho e Uvaranas. Os coletores estão instalados no interior das lojas.